Loading...
28-ubatubinha-ilha-grande
ilha mar RJ travessia

Cachorros do Mar

Travessia na Ilha Grande, RJ

Praia Ubatubinha, na Ilha Grande (RJ), lugar preferido dos velejadores

 

Existe um lugar na Ilha Grande (RJ) onde velejadores do mundo inteiro se encontram. É um lugar famoso pela praia deserta de areia vermelha, com uma piscina natural na ponta e, principalmente, pelo mar calmo, sem vento nem ondas. É o abrigo perfeito para quem quer passar uns dias ancorado, sem se preocupar com as mudanças da maré. Esse lugar se chama Ubatubinha, na enseada do Sítio Forte.

Fui para lá de barco a motor, levando a prancha de Stand Up Paddle (SUP) e realmente vi alguns veleiros ancorados. Andei pela praia até a piscina natural no canto direito. Lá, um cachorro com cara de lobo descansava na sombra. Quando me viu, levantou correndo, buscou um pedaço de madeira e me entregou. Ficamos brincado de arremessar e pegar até eu ir embora sobre a prancha.
Vai de barco, volta de SUP – Ubatubinha, Ilha Grande
Passando por um dos veleiros pude ouvir o tripulante gritando o nome do cachorro. “Bugre, volta! Já vamos embora”. Imediatamente o cachorro se jogou na água e começou a nadar na direção do barco, que estava a mais de duzentos metros da praia. Impressionante!

 

Bugre, o cachorro do mar

 

Continuei remando, contornando a costa, bem perto das pedras. De cima da prancha via muitos peixes coloridos e imensas estrelas do mar vermelhas. Antes da Praia Tapera cruzei com uma mulher num Stand Up, levando a cadela Lili para visitar a sogra. Tranquila.
Lili curtindo o visual do mar transparente da Ilha Grande

 

Tapera é uma praia que demora para afundar. Fui remando na água bem rasa e cruzei com duas tartarugas marinhas que logo fugiram. Vi uma fazenda com uma dúzia de vacas pastando, muitos coqueiros e barcos coloridos. 
Tartaruga na Praia Tapera, na Ilha Grande

 

Praia Tapera com coqueiros e barcos coloridos

 

Parei um pouco na Praia do Sítio Forte e acabei cortando o pé num coral. Nada grave.
Prancha de SUP na Praia Sítio Forte, em Ilha Grande, no Rio de Janeiro

 

Depois cruzei com Fernando, que cultiva ostras, mexilhões e vieiras em grandes “cestas” dentro do mar. De tempos em tempos ele faz a coleta a bordo de uma pequena balsa nas proximidades de Maguaraquissaba.
Fernando fazendo a coleta de mexilhões, ostras e vieiras

 

Antes de seguir para minha pousada, ainda descobri uma praia pequena, muito interessante. Ela fica escondida, intrincada nas pedras da ponta da Praia de Passaterra. Tem entrada pelo mar bem estreita, com pedras altas. Parece um labirinto. Mas com paciência, consegui levar o SUP até a areia. Lugar incrível e que parece nunca ser visitado. Tanto é que a praia nem tem nome.
Praia sem nome entre as praias Passaterra e Matriz

 

Praia sem nome na Ilha Grande

 

Depois o vento apertou e resolvi voltar direto para não me alongar mais…
Trajeto de SUP de Ubatubinha á Praia Pequena da Freguesia de Santana, na Ilha Grande, RJ

 

Distância = 11 km
Duração = 2 horas e 30 minutos
Vento = sem vento até a metade, depois vento médio contra
Ondas = sem ondas
Cidade = Ilha Grande (Angra dos Reis) – Rio de Janeiro
Texto e fotos: Daniel Pluk

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *