Loading...
água doce ilha lago SP ubatuba

Da Tabatinga à Praia da Lagoa

Cruzando a fronteira entre Caraguá e Ubatuba, de SUP

Remando na lagoa da Praia da Lagoa, em Ubatuba – SP
ESTRADAS DE UBATUBA

Das cidades do litoral paulista, Ubatuba é considerada a que mais preserva a natureza. Isso se deve, pelo menos em parte, ao fato da cidade ter se mantido isolada por muito tempo. A estrada para Taubaté só foi construída em 1933 e a Rio-Santos apenas em 1975. Até hoje, as praias mais próximas da rodovia têm mais construções, casas, prédios, comércio e turistas. Já as que ficam mais longe, são as mais preservadas e selvagens.

Quase chegando na Praia da Lagoa, uma das primeiras praias de Ubatuba
PRAIA DA LAGOA

Um bom exemplo é a Praia da Lagoa. Apesar de ser bem no sul do município (e portanto mais próxima de São Paulo), ela não têm acesso pela BR-101 e é um paraíso. Ali a mata cresce exuberante e os animais circulam tranquilamente. No canto esquerdo tem uma lagoa grande, circundada pelo mangue. A paisagem é bonita demais. Por isso fui remar lá pela segunda vez (veja a primeira aqui).

Vista aérea da Praia da Lagoa

Chamei o amigo Rodrigo César (campeão consagrado nas provas de SUP Race) pra me acompanhar. Saímos cedo da Praia da Tabatinga, em Caraguatatuba. Seguimos passando pelas praias da Figueira, da Ponta Aguda e Mansa. Me esforcei pra não ficar muito pra trás. Além de ter uma prancha mais veloz, o Rodrigo treina todos os dias. Pra ele foi só um passeio, mas pra mim foi bem puxado, rs.

A lagoa fica bem perto do mar
ILHA DO TAMANDUÁ

Na Praia da Lagoa paramos pra tomar água e comer alguns snaks. Aproveitamos pra explorar o mangue, remando na água salobra. Dali seguimos para a Ilha do Tamanduá. Resolvi dar a volta nela, para visitar as praias. Na outra vez que estive na ilha, fiquei impressionado com a cor do mar. Bem azul e transparente.

Rodrigo treinando sprint na lagoa da Praia da Lagoa

Dessa vez o cenário não era o mesmo. A praia estava lotada de barcos e turistas. Tinha muito cheiro de diesel. Nem valia a pena descer da prancha. Continuamos então até a Praia da Tabatinga, onde tínhamos deixado os carros e terminamos a travessia.

Mapa da travessia de SUP da Tabatinga à Praia da Lagoa e Ilha do Tamanduá
DADOS DA TRAVESSIA DE SUP EM UBATUBA / CARAGUÁ

Distância = 14 km

Duração = 2 horas e 15 minutos de remada

Condições = vento e ondas fracas vindos de sul

Cidade = Caraguatatuba e Ubatuba, SP

 

COMO CHEGAR NA PRAIA DA LAGOA

Remando: Saindo da Praia da Tabatinga.

De Barco: Procurar barqueiros locais na Praia da Tabatinga.

Trilha 1: Vá de carro até a divisa de Caraguatatuba com Ubatuba. De lá sai uma estrada de terra que você deve seguir até o final, passando a Praia da Ponta Aguda. Depois é só descer a trilha curta.

Trilha 2: Vá de carro até a Praia da Maranduba, procure a entrada da estrada de terra que leva à Praia Da Caçandoca. Lá você se informa onde pegar a trilha para a Praia da Lagoa. Essa é mais longa e precisa de mais preparo.

 

 

Texto e fotos: Daniel Aratangy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *