Loading...
água doce internacional rio sup urbano travessia

De Nova York à Nova Jersey na Prancha

 

Já pensou em fazer Stand Up Paddle em plena Nova York? É possível!

 
stand up ny
Grupo de remadores atravessando o rio Hudson

 

Seja onde for, sempre que viajo quero dar uma volta de Stand Up. Não importa se estou a trabalho ou de férias, se faz calor ou frio. Da última vez que fui para Nova York era fevereiro e, naquele ano, todos os recordes de temperatura foram quebrados. Nevascas fecharam os aeroportos e ninguém saiu de casa por uma semana inteira. Mesmo assim procurei uma empresa que alugava pranchas de SUP. Contei minhas experiências de remada, dos quilômetros percorridos em mar aberto, de ventos fortes, das ondas gigantes, tudo para impressioná-los. Mas (ainda bem!) nada os convenceu a me entregar uma prancha. Realmente, quando cheguei, vi imensos blocos de gelo descendo o East River, com vento de -23º C na minha cara, e percebi que não haveria roupa impermeável que daria conta de tanto frio.

 
SUP Nova York USA
Stand Up com a cidade de Nova York ao fundo

 

No mês passado voltei à cidade, agora durante o verão. Entrei mais uma vez em contato com a Manhattan Kayak Company. Situada a beira do rio Hudson, na altura do píer 84, a empresa faz passeios guiados e cursos longos de caiaque, stand up paddle e SUP yoga. No site dá para ver toda a programação. Há até remadas noturnas em noites de lua cheia. Os passeios são divididos pelo nível de dificuldade. Infelizmente os horários dos passeios avançados não bateram com minha agenda e acabei fazendo um percurso dedicado aos remadores intermediários.

 
remando em nova york
Embarcações diferentes dividem o espaço do Hudson River

 

infra-estrutura é ótima. Há lugares para deixar a bicicleta, armários com cadeados para pertences e vestiário com chuveiro. Logo na chegada fui apresentado ao instrutor Eric (depois descobri que era o dono da empresa, remador experiente que fez aventuras no mundo todo e até escreveu um livro sobre caiaque na Austrália). No grupo havia mais sete pessoas. Todos eram americanos e a maioria morava em Nova York mesmo.

 
remar em nova york
Logo ao lado da Manhattan Kayak Company está ancorado o porta-aviões Itrepid, da marinha americana

 

Com todos na água, Eric deu algumas instruções básicas de remada e posicionamento na prancha e pediu para que o grupo permanecesse unido. Além disso, falou que as vezes as condições no rio Hudson podem ficar perigosas de uma hora para outra e que não é demérito abaixar e remar ajoelhado. De fato, um pouco depois, um barco que faz o transporte de passageiros de NY para Nova Jersey, passou perto de nós em altíssima velocidade, fazendo ondas muito grandes.

 
nyc stand up paddle
Remada com a Freedom Tower a frente

 

Fora isso, não tivemos maiores dificuldades. Era final de tarde, não havia vento e a correnteza do rio estava fraca. Aproveitei para fazer fotos e tirar algumas dúvidas com o Eric. A principal era quanto a qualidade da água. Quando contei aos meus amigos americanos do passeio que iria fazer, todos torceram os narizes, falando que era melhor não cair na água, que era muito poluída. Para Eric isso é um mito sem ligação com a realidade. Ele sempre entra no rio, sem problemas.

img_0319a
Grupo já perto da margem oposta, no estado de Nova Jersey

 

Atravessamos até a margem oposta, já em outro estado e retornamos. No caminho, Eric nos deu uma importante lição que tornou a experiência ainda mais valiosa. Explicou-nos como aproveitar as contracorrentes. Sempre que há uma entrada no rio, como uma baía, forma-se um rodamoinho que pode ser utilizado para impulsionar a prancha no sentido contrário da correnteza. Em travessias longas essa informação economiza um grande esforço! Vou experimentar.

img_0326a
Manhattan com seus arranha-céus (Empire State Building do lado direito)

 

Distância = 5,5 km
Duração = 1 hora e 10 minutos
Vento = sem vento
Ondas = sem ondas
Cidade = Nova York – Estados Unidos
Valor = US$ 40
 
sup-ny-mapa
Mapa da travessia de Stand Up Paddle em Nova York
 
Texto e fotos: Daniel Pluk

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *