Loading...
internacional mar sup urbano travessia

Dinamarca Também Rema

SUP em Copenhague

Remando no principal ponto turístico de Copenhague, o canal de Nyhavn

A cidade é diferente de tudo que já tinha visto. Apesar de ser a maior do país, tem apenas 580 mil habitantes. É quase totalmente plana e é cortada por um grande canal. No inverno 60% da população vai trabalhar de bicicleta e, no verão, esse número impressionante sobe pra 80%. Os habitantes são muito engajados na luta pela preservação ambiental. Tanto é que os políticos locais pretendem tornar a cidade totalmente livre de carbono até 2025.

Meios de transporte em Copenhague: caiaque, barco e bicicleta

Outra coisa que chama a atenção é que não há muita desigualdade social. Quem ganha mais, paga mais imposto e quem ganha menos, paga menos. Em geral todos pagam muito, mas recebem em contrapartida o que há de melhor em educação, saúde e lazer.

SUP e caiaque numa das pontes famosas de Copenhague, na Dinamarca
Aproveitando a Vida

Em Copenhague ninguém trabalha mais do que 8 horas por dia. Pega mal fazer hora extra. Então às 16:30 os escritórios estão todos vazios. Como no verão o sol se põe só às 22h, os moradores têm mais de cinco horas para aproveitar a cidade. E como eles aproveitam! Há muitos festivais e atividades ao ar livre. Muita gente praticando esporte também.

Piscina Pública no canal de Copenhague

A cidade é repleta de canais, com água super limpa. As margens ficam apinhadas de banhistas tomando sol e se refrescando. Vi muita gente passeando de barco e algumas pessoas praticando canoagem. Também tinha um ou outro remando de SUP. Antes da viagem, tentei encontrar algum lugar que alugasse prancha de SUP mas não achei. Acabei levando a minha inflável do Brasil.

Mais um espaço que os dinamarqueses usam pra aproveitar o verão em Copenhague

A única coisa que encontrei na pesquisa foi o Kayak Bar, um bar de frente para um dos canais, onde o pessoal vai tomar umas enquanto o sol não se põe e, os mais animados, podem alugar caiaques por hora.

O Kayak Bar às 20hs
Remando em Copenhague

Juntei um pessoal e fomos para esse bar. Levei a prancha em cima da bicicleta que tinha alugado pra me locomover pela cidade (ainda bem que é tudo plano!!!). Bebemos alguma coisa e fomos pra água. Eu era o único na prancha. Os outros foram de caiaque mesmo.

Nosso grupo remando nos canais de Copenhague

Passamos por vários pontos turísticos. Encontramos um garoto remando sozinho de Stand Up, que acabou se juntando ao grupo. O percurso todo deu uns 8 km, que fizemos em mais de duas horas. Fomos devagar, curtindo o visual e a experiência de remar dentro de uma cidade grande num país bem diferente. Na semana seguinte fui para Holanda e remei nos canais de Amsterdã. Outra experiência incrível, mas deixo pra contar em outro post.

Playground dinamarquês
DADOS DA TRAVESSIA DE SUP NA ILHABELA

Distância = 8 km

Duração = 2 horas

Condições = vento e ondas fracas vindos de sudoeste

Cidade = Copenhague, Dinamarca

Mapa da travessia de SUP em Copenhague, na Dinamarca
ALUGUEL DE CAIAQUE EM COMPENHAGUE

Kayak Bar – www.kayakbar.dk

 

ALUGUEL DE SUP E CAIAQUE EM COPENHAGUE

Kajahotellet – www.kajakhotellet.dk

 

 

Texto e fotos: Daniel Aratangy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *