água doce prova de sup represa SP

Green Islands 2019


Prova de SUP na Represa Billings
Vista da área de competição, no Green Islands 2019

Nunca curti muito competições, mas até que tenho participado em várias. E, a cada vez, passo a gostar um pouco mais. No Aloha Spirit já fiquei impressionado com o clima de amizade. Em vez de tratar os outros competidores como rivais, todos se apoiavam. Quando alguém caia na água, logo ouvia palavras de incentivo e motivação.

Atletas amadores entrando na água, antes da largada
Encontrando Amigos

Outra coisa legal é encontrar pessoas que têm o mesmo interesse que você. Afinal, quem se aventura no SUP acaba ficando obcecado pelo esporte e adora uma oportunidade de conversar sobre o assunto. E ainda tem uma turma que acompanha esse site e o Instagram, com quem falo só pelas mídias sociais, que aparece nesses eventos e me dá uma incentivada a continuar compartilhando.

Atletas contornam uma das enseadas do trajeto da pravo de Stand Up Paddle
Green Islands e Suporte

No Green Islands não foi diferente. O ambiente familiar vai desde a estrutura da Suporte (que é literalmente gerida por uma família) até a relação fraternal entre os participantes. Como se isso já não bastasse, o lugar onde fica a Suporte é muito especial.  Lindo demais! Ali, as margens da represa são super recortadas, formando enseadas, penínsulas ilhas e ilhotas. Tudo isso rodeado por uma mata super preservada.

Indo para a segunda volta do trajeto de 6 km, em foto de Belkis Meneghini

A família Suporte já tinha me convidado para conhecer o espaço deles e fiz um passeio por lá (que pode ser visto aqui). Agora me chamaram também para participar da competição de Stand Up Paddle que e organizaram e que vale como uma etapa da torneio paulista de SUP. O evento fluiu super bem. É um pouco menor que o Aloha Spirit, o que deu um ar mais aconchegante para a disputa.

Atletas alinhados na volta da Ilha da Gota
Competindo com a Prancha Inflável

Dessa vez resolvi competir com minha prancha inflável, em vez da rígida. Queria testar e ver se fazia muita diferença no rendimento. Então cheguei com uma hora de antecedência. Inflei a prancha com calma, sem me cansar. A largada ainda atrasou uma meia hora por causa da premiação das disputas de natação.

Corrida acirrada no Green Islands 2019
O Trajeto

Por causa do grande número de participantes a largada foi feita de dentro da água, com os atletas alinhados. Primeiro fomos nós, os amadores. Depois da chegada do último amador, fizeram a largada dos profissionais. O trajeto usava a própria geografia do lugar como marcação, com as ilhas fazendo o papel das boias. Só perto do público que montaram duas boias para que fizéssemos um “S” com nossas pranchas, antes de começar a segunda volta.

Base da Suporte e as boias fazendo o “S” do trajeto
A Prancha Faz Diferença?

Terminei a prova no sexto lugar da minha categoria, com o tempo de 51 minutos. Comparando com o torneio da Ilhabela, que tinha participado exatamente um mês antes, meu tempo piorou 3 minutos e cheguei três colocações mais atrás. E olha que tinha tudo para melhorar, afinal a água lisa da represa costuma ser bem mais veloz que as ondulações do mar. Então parece que a prancha inflável fez mesmo diferença. É uma diferença pequena, insignificante pra quem faz travessias como eu, ou só gosta de passear mesmo. Mas na hora da competição, são os detalhes que definem os resultados.

Assista o vídeo com os melhores momentos dos profissionais no Green Islands 2019

Depois da prova, aproveitei que a largada dos profissionais foi mais tarde para fotografá-los. Sentado no gramado, alternava os cliques do drone com as colheradas no açaí preparado pela mãe dos donos da Suporte. Maior astral!

Mapa da prova de SUP na Represa Billings
DADOS DA TRAVESSIA DE SUP EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Distância = 6,5 km

Duração = 51 minutos

Cidade = São Bernardo do Campo, SP

ALUGUEL DE PRANCHA DE STAND UP NA REPRESA BILLINGS

Suporte

Texto e fotos: Daniel Aratangy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *