Loading...
stand-up-lagoa-azul-ilha-grande
ilha lago mar RJ travessia

Lagoa Azul

SUP na Lagoa Azul, Ilha Grande – RJ

Brooke Shields e Christopher Atkins viajaram à Jamaica para gravar o filme Lagoa Azul. Mas poderiam, muito bem, ter ido à Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro. Pelo menos é o que pensavam os moradores da ilha na década de 1980. Foi logo após o lançamento do filme que resolveram mudar o nome da Praia do Sul de Fora para Lagoa Azul. Apesar de todos concordarem que a “lagoa” brasileira era muuuito mais bonita!

Piscinas naturais na Lagoa Azul da Ilha Grande

 

Conversando com os donos da pousada em que me instalei, descobri que o lugar é muito popular. Sua fama está internacionalizada e praticamente todos os visitantes da Ilha Grande passam por lá. Diariamente, dezenas de barcos turísticos ancoram no entorno. Ainda mais na alta temporada. Mas como a pousada era próxima, me sugeriram visitar a lagoa antes das dez horas da manhã.
Lagoa Azul só para nós

 

No dia seguinte, acordamos às sete horas. Sem nem tomar o café da manhã da pousada, eu e minha mulher subimos na prancha de Stand Up Paddle, ela sentada atrás e eu remando em pé. Não havia vento nem ondas. Nem ninguém acordado. Estava um silêncio completo. Em quinze minutos já estávamos lá.
Água transparente de cor verde-azulada na Lagoa Azul

Apesar de tudo que tinha ouvido e das fotos que tinha visto, a Lagoa Azul superou muito minhas expectativas. Entre duas ilhas pequenas (Comprida e Redonda) forma-se uma piscina natural com água extremamente clara de tom verde-azulado. São tantos peixes e tartarugas que me senti remando sobre um aquário. De cima da prancha dava para ver até as pedras mais profundas e o chão de areia branca.

Tartaruga marinha vista de cima da prancha de Stand Up Pddle (SUP) na Lagoa Azul, Ilha Grande

 

O fundo ficou cada vez mais raso até dar pé. Ficamos andando e nadando por lá sem ninguém em volta. Só depois de uma hora que apareceram dois mergulhadores com cilindros de oxigênio, que logo submergiram e não os vimos mais. Subimos de novo na prancha e remei por toda a área.
Mar que parece um aquário na Ilha Grande, Rio de Janeiro

 

Passamos por algumas prainhas pequenas com areia bem clara. Atravessamos um canal estreito, com menos de dois metros de largura, até o outro lado da península. Logo ao lado encontramos uma praia minúscula, paradisíaca, sem nome.
SUP com o canal estreito ao fundo

 

Voltamos cruzando a lagoa e pudemos ver os primeiros barcos turísticos chegando, depois de duas horas com o lugar todo só para a gente. Nem Brooke Shields teve essa honra!
Praia sem nome do outro lado da península

 

Distância = 6 km
Duração = 1 hora e 50 minutos
Vento = sem vento
Ondas = sem ondas
Cidade = Ilha Grande (Angra dos Reis) – Rio de Janeiro
Trajeto de SUP para Lagoa Azul, na Ilha Grande – RJ

 

Texto e fotos: Daniel Pluk

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *