ilha mar SP travessia ubatuba

Maranduba / Caçandoca

SUP até a Praia da Caçandoquinha

De Stand Up Paddle, na Ilha da Maranduba, a 1 km da Praia da Maranduba

Num dia de semana, fora de temporada, a Praia da Maranduba é um sossego com toda infraestrutura: bares, restaurantes, hotéis, supermercados e tudo mais. Já nos finais de semana, feriados e férias escolares a praia se transforma. Fica superlotada, cheia de vendedores ambulantes, som alto, uma confusão. Pra quem prefere o silêncio e a paz da natureza, tem algumas opções ali por perto.

O melhor é achar alguém que alugue prancha de SUP (na praia tem vários quiosques que oferecem esse serviço) e partir em direção à Praia da Caçandoca. Foi exatamente isso que fiz, apesar de estar num dia bem tranquilo, com a Maranduba vazia.

Praia da Maranduba, em Ubatuba – SP
Chegando na Maranduba

Parei o carro perto de um dos quiosques, desamarrei o SUP e coloquei a prancha na água. Já na saída cruzei com uma “embarcação” bem peculiar. É uma espécie de balsa cheia de escorregadores (os “toboáguas”) que fica ancorada a poucos metros da areia. Naquele dia, o pequeno parque aquático estava fechado.

O pequeno parque aquático estacionado em frente à Praia da Maranduba
Ilha da Maranduba

Um quilometro depois, estava na Ilha da Maranduba. Parei na única praia e dei uma volta a pé. De lá dá para ver bem o Mosteiro dos Arautos do Evangelho, um conjunto de construções de arquitetura medieval que chamam a atenção no meio da Mata Atlântica.

Ilha da Maranduba, em Ubatuba – SP
Quilombo

Continuei remando, passando ao lado da Praia do Pulso e, na sequência, pela Praia da Caçandoca. Essa praia é especial porque abriga uma comunidade quilombola. São descendentes dos escravos de uma Fazenda Cafeicultora de 1858. Após a abolição da escravidão, muitos ficaram por ali. Na década de 1970 ainda sofreram com a especulação imobiliária, mas acabaram vencendo essa luta.

Caçandoquinha, Caçandoca, Pulso, Maranduba, Sapê e Lagoinha são as praias que aparecem nessa foto
Vento Amigo

Remei mais alguns metros e cheguei na vizinha Praia da Caçandoquinha. Fiquei apenas alguns minutos ali e já comecei a remada de volta. O caminho foi com vento a favor que acelerou muito a prancha. Cheguei rapidinho na Praia da Maranduba.

Mapa da travessia de SUP da Praia da Maranduba até a Praia da Caçandoquinha
DADOS DA TRAVESSIA DE SUP EM UBATUBA

Distância = 7,5 km

Duração = 1 hora e 20 minutos de remada

Condições = vento médio, vindo de sudeste / ondas fracas vindas de sudeste

Cidade = Ubatuba, SP

 

ONDE ALUGAR PRANCHAS DE SUP NA PRAIA DA MARANDUBA

Na praia mesmo tem alguns quiosques que alugam. É fácil de achar.

 

Texto e fotos: Daniel Aratangy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *