Loading...
11-saco-da-ribeira
ilha mar SP travessia ubatuba

O SUP e a borboleta

SUP na Praia do Sul – Ilha Anchieta, Ubatuba

 

Minha travessia de ida e volta à Ilha Anchieta já foi contada aqui. Dessa vez resolvi ir de barco até lá, na Praia do Sul (uma prainha pequena longe do antigo presídio e das escunas que enchem a ilha de turistas) e voltar remando no meu Stand Up.
Praia do Sul na Ilha Anchieta

A água do mar estava especialmente limpa naquele dia. Do alto da prancha vi dois mergulhadores descendo e subindo, com tartarugas em volta deles. Perto da areia tinha um grande cardume de Paulistinhas que, para minha surpresa, não se assustou com o SUP. Pelo contrário, os peixes se aproximaram e ficaram posando para fotos!

Cardume de Paulistinhas em volta da prancha de Stand Up Paddle

 

Peixes Paulistinhas na Ilha Anchieta de Ubatuba

 

Saí margeando a costa, impressionado por conseguir enxergar até as pedras mais profundas. Depois acertei o rumo em direção à Praia do Flamengo. No meio do caminho, entre a ilha e o continente, uma borboleta amarela passou por mim apressada. Fiquei pensado onde ela estaria indo e por quê. Parecia muito esforço para apenas um passeio. A ironia é que ela poderia ter pensado a mesma coisa de mim, rs.
Prancha e as pedras visíveis mesmo com dezenas de metros de profundidade

 

Na Praia do Flamengo vi mais pessoas mergulhando com máscara e snorkel. Fazia muito tempo que eu não passava por lá. A praia mudou um pouco. Tem algumas pousadas, restaurantes e casas bonitas de veraneio. Só é acessada pelo mar ou por trilha, vindo do Saco da Ribeira. E é de lá que sai a trilha para a Praia Sete Fontes (com travessia contada aqui).
Praia do Flamengo – acesso só por mar ou trilha

 

Dei um tempinho na praia e parti em direção às marinas do Saco da Ribeira. Logo na saída o vento ficou muito forte no sentido contrário, mas foi só passar a ponta para aproveitar toda essa força a meu favor. Fui sendo levado, observando de perto cada um dos veleiros “estacionados” na baía.
Saco da Ribeira, onde ficam as principais marinas de Ubatuba

 

Distância = 8,5 km
Duração = 1 horas e 40 minutos
Vento = moderado, lateral/a favor – no final, forte, a favor
Ondas = fracas, a favor
Cidade = Ubatuba
Trajeto de SUP: Praia do Sul (Ilha Anchieta) – Saco da Ribeira

 

Texto e fotos: Daniel Pluk

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *