Loading...
STAND UP NA ILHA ANCHIETA UBATUBA
ilha mar SP travessia ubatuba

Os Mistérios da Ilha Anchieta

Muitas coisas estranhas acontecem nessa ilha de Ubatuba. Fui remando de stand up até lá para achar as explicações.
Ruínas do presídio da Ilha Anchieta, em Ubatuba - SP
Ruínas do presídio da Ilha Anchieta, em Ubatuba – SP

Lembram do seriado Lost? Um avião cai numa ilha aparentemente deserta e os sobreviventes começam a perceber que tem algo errado ali. Imagino que foi exatamente isso que sentiram os quatro sobreviventes do acidente aéreo que ocorreu na Ilha Anchieta anos atrás. Primeiro encontraram animais exóticos que não pertenciam àquele bioma. Depois, um cemitério com 151 nomes búlgaros nas lápides. Em seguida, acharam uma grande construção abandonada, com grades de ferro, parecendo uma prisão. E, por fim, uma estátua de Jacques Cousteau instalada a 9 metros de profundidade, no meio mar. Parece mesmo invenção da TV, mas é tudo verdade.

Últimos preparativos para a travessia de SUP da Praia da Enseada até a Ilha Anchieta
Últimos preparativos para a travessia de SUP da Praia da Enseada até a Ilha Anchieta

Conheci essas histórias na travessia de Stand Up que fiz com o Rafael Gonçalves, atleta campeão de suprace, morador de Ubatuba. Já nos conhecíamos de redes sociais e combinamos de fazer essa remada juntos, com mais três amigos dele (Maick, Marcelo e Rodrigo).

Maick, Marcelo, Rodrigo e Rafael no caminho para a Ilha Anchieta
Maick, Marcelo, Rodrigo e Rafael no caminho para a Ilha Anchieta

Saímos cedo da Praia da Enseada, com mar lisinho. Foi difícil acompanhar o ritmo daquela turma que treina pesado quase todos os dias. Mas foram generosos e não me deixaram tão pra trás, rs. Rapidinho atravessamos o canal e chegamos na Praia do Sul. Paramos pra descansar e aproveitei para testar as pranchas de todos eles. Bem instáveis, mas extremamente velozes. Até estou considerando trocar a minha rígida por uma mais estreita. Quem sabe…

Maick atravessando o canal, deixando o continente para trás
Maick atravessando o canal, deixando o continente para trás

Passamos por trás da ilha, onde Marcelo e Rodrigo cruzaram com um cação bem grande. Eu só vi tartarugas. Depois paramos na Praia do Leste, no costão de pedra e na Praia de Fora, onde encontrei uma árvore impressionante mas que minhas lentes não foram capazes de captar toda a beleza. Lá também tomamos uma ducha da bica que fica na areia.

Chegando na Praia do Leste da Ilha Anchieta
Chegando na Praia do Leste da Ilha Anchieta

Por último, paramos na Praia do Presídio. Um dos guias do parque nos acompanhou e confirmou tudo que o Rafael tinha me contado durante a remada. Aquelas histórias misteriosas tinham explicação.

Costão de pedra entre as praias do Leste e de Fora
Rafael no costão de pedra entre as praias do Leste e de Fora

O avião que fazia a ponte aérea Rio-São Paulo caiu ali por causa de uma pane no motor. Os animais exóticos eram fruto da superpopulação no zoológico de São Paulo que, sem saber o que fazer com tantos bichos, resolveu soltá-los na Ilha Anchieta. A construção abandonada era mesmo um presídio que foi construído em 1902 e desativado em 1955, depois de uma rebelião (contada em outra travessia que fiz por lá). O cemitério foi feito para receber os corpos de 151 búlgaros que morreram ali em 100 dias (a maioria, crianças). Eles tinham vindo de navio até Santos e não conseguiram trabalho. Foram então despachados para a Ilha Anchieta. Sem conhecer nada da flora brasileira, morreram intoxicados. E a estátua submersa de Jaques Cousteau foi deixada ali por mergulhadores, como uma homenagem ao seu espírito aventureiro.

Bica de água doce na Praia de Fora
Bica de água doce na Praia de Fora

Depois dessa “aula”, remamos de volta até a Praia da Enseada. O vento deu uma apertada. No final ficou forte e contrário. Mas chegamos sem problemas, com muitas histórias pra contar.

Todos em suas pranchas no caminho de volta para a Praia da Enseada
Todos em suas pranchas no caminho de volta para a Praia da Enseada

 

DADOS DA TRAVESSIA DE SUP

Distância = 25 km

Duração = 4 horas e 30 minutos

Condições do mar = Começo sem vento e sem ondas. Atrás da ilha, vento fraco a favor. Últimos 3 km com vento forte contra.

Cidade = Ubatuba – SP

Mapa da travessia de SUP da Praia da Enseada até a Ilha Anchieta
Mapa da travessia de SUP da Praia da Enseada até a Ilha Anchieta

COMO CHEGAR

Remando: saindo da Praia da Enseada (mais perto) ou da Praia das Toninhas

De barco: existem muitas empresas que fazem passeio de barco até lá. A maioria sai do Saco da Ribeira e da Praia da Enseada.

www.tubaraoturismo.com.br

www.angatu.eco.br

www.mykonos.com.br

 

OUTRAS TRAVESSIAS PARA A ILHA ANCHIETA DESSE SITE

 

Da Praia das Toninhas à Ilha Anchieta

Da Praia do Sul ao Saco da Ribeira

 

Texto e fotos: Daniel Aratangy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *