bahia ilha mar travessia

Parabéns Abrolhos

 

Travessia no Arquipélago de Abrolhos 

sup abrolhos
Dando a volta de stand up na ilha Santa Bárbara, em Abrolhos, com o farol ao fundo

 

Essa viagem começou em Trancoso, passou pela Praia do Espelho e por Caraíva. Mas a melhor parte deixamos pro final. Eu e um amigo, que viajava comigo, aproveitamos que meu pai estava descendo de veleiro de Fernando de Noronha – PE até Ubatuba – SP para encontrá-lo em Caravelas, junto com outra parte da família. Éramos nove. Cada um vinha de um canto do Brasil, mas todos chegaram praticamente juntos no píer da cidade. Era o dia seguinte da eleição municipal e o prefeito eleito tinha contratado dois trios-elétricos para comemorar. O som altíssimo não chegou a atrapalhar o sono, que era embalado pelo delicioso balanço do barco.

stand up paddle abrolhos
Remando de SUP no Arquipélago de Abrolhos, com proa para a Ilha Sueste

 

No dia seguinte, acordei com o veleiro deixando o Rio Caravelas. A costa foi ficando cada vez mais longe, até que sumiu de vez. Quando chegamos no arquipélago de Abrolhos, fomos recebidos pelas funcionarias do ICM-Bio. Uma guarda-parques e uma pesquisadora. Elas vieram num pequeno bote a motor e passaram as regras do parque marinho. É terminantemente proibido pisar em qualquer uma das cinco ilhas, com exceção da Siriba, desde que acompanhados por elas. E, além disso, é possível solicitar uma visita à Santa Bárbara que pertence à Marinha. Ou seja, tirando uns poucos minutos nessas duas ilhas, a estadia em Abrolhos é toda na água.

tartaruga gigante abrolhos
Tartaruga gigante logo no começo da travessia

 

fauna-abrolhos-sup
Um pouco da fauna marinha de Abrolhos

 

Por isso mesmo, assim que chegamos, inflamos nossas pranchas e fizemos o reconhecimento total do arquipélago por fora. Foram 10 km de circum-navegação. Logo na saída, vimos uma tartaruga enorme, disparado a maior que já encontrei. A água era muito clara e dava para ver os corais (alguns que só existem lá) e muitos peixes coloridos.

stand up abrolhos
Chegando na Ilha Siriba, sempre com o acompanhamento do ICM-Bio

 

jatobas abrolhos
Casal de jatobás na Ilha Siriba, em Abrolhos

 

Entre uma ilha e outra, vimos na linha do horizonte um grupo de baleias pular, tirando todo o corpo pra fora da água. Era o final da temporada das Jubartes. Em setembro mais de 17 mil baleias se reproduzem e amamentam os filhotes ali.

farol abrolhos bahia
O farol de Abrolhos, no litoral sul da Bahia

 

baleia abrolhos
Baleia Jubarte próxima ao arquipélago de Abrolhos, na Bahia

 

Quando imbicamos para a ilha Guarita, centenas de pássaros resolveram passar por nós. Eles vinham em rasantes, pertinho da água e quase encostavam na gente. Na hora lembrei do filme Os Pássaros, do Hitchcok. Mas esses não vinham atacar. Foi maluco, como se fizéssemos parte daquilo tudo. Num ecossistema equilibrado eles não têm mesmo porque nos temer.

corais abrolhos
Abrolhos é um dos melhores destinos de mergulho no mundo, principalmente pelos corais que só existem lá

 

Por fim, contornamos a Santa Bárbara e chegamos de volta ao veleiro. A tripulação estava esperando por nós. Nosso capitão tinha conseguido com a Marinha que fôssemos visitar a ilha e o farol. Falou da minha sobrinha que completava 14 anos naquele dia e os marinheiros se solidarizaram.

stand up e veleiro
Chegando perto do veleiro catamarã

 

Fomos recebidos pelo Cabo Piedade, um dos sete oficiais da Marinha que vivem no Arquipélago de Abrolhos, com uma única função: acender o farol todas as noites, sem exceção. Ele mostrou as instalações e falou da importância daquela estrutura de 22 metros.

santa barbara abrolhos
Nossa tripulação conhecendo as casas e a igreja da Ilha Santa Bárbara, que pertence a Marinha Brasileira

 

por do sol abrolhos
A vista do farol para o por do sol em Abrolhos, na Bahia

 

Como Abrolhos está muito longe da costa, na escuridão da noite, a luz do farol é o único alerta para os navegantes da região. Desde o “descobrimento” do Brasil, foram tantos naufrágios que o arquipélago ganhou o nome de Abra os Olhos, usado até hoje na forma abreviada. Só em 1861, Dom Pedro II instalou o farol ali, depois de mandar fabricá-lo na França. Hoje o brilho pode ser visto a mais de 90 km de distância.

siriba abrolhos sup
A Ilha Siriba, em Abrolhos, é a que tem mais árvores, com nove coqueiros

 

Pouco antes do anoitecer, Piedade fez uma surpresa: disse que naquele dia o farol seria aceso pela aniversariante. Foi um presente incrível para a minha sobrinha. Uma experiência inesquecível. Cantamos parabéns bem quando ela acendeu luz.

mapa-abrolhos-sup-travessia
Mapa da travessia de stand up paddle no arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia

 

Distância = 10,5 km
Duração = 2 horas e 40 minutos
Vento = forte contra e a favor
Ondas = pequenas contra e a favor
Cidade = Abrolhos / Caravelas – Bahia
Travessias Relacionadas = Fernando de Noronha / Ilha do Tamanduá
 

Texto e fotos: Daniel Pluk