mar RJ travessia

Piscina Natural de Trindade

cachadaco-trindade
Piscina natural do Cachadaço, em Trindade, na cidade de Paraty – RJ

 

A vila de Trindade pertence ao município de Paraty e fica relativamente isolada, bem na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no pedaço do litoral brasileiro que mais preservou a Mata Atlântica original.
 
O cenário é impressionante mas, infelizmente, a vila não conseguiu manter o clima tranquilo de sintonia com a natureza que a fez famosa. Na rua principal, entre pousadas, restaurantes, lojas de biquínis e grandes painéis de propaganda, o trânsito de carros está sempre parado. Às vezes com motoristas apressados, buzinando sem parar. 
 
sup-trip
Chegando em Trindade com a prancha de stand up sobre o carro

 

Para completar, na Praia de Trindade os bares ocupam toda a faixa de areia com cadeiras, mesas e guarda-sóis. E competem para ver quem coloca a música mais alta.
 
A cultura caiçara da pesca e construção de barcos também está se perdendo. Ao contrário de outras praias da região já visitadas pelo Caminhos do SUP, como a Ilha Vitória, o Bonete de Ubatuba, Picinguaba, Parati-Mirim, etc.
 
img_3834aPedra da Cabeça do Índio, no caminho para o Cachadaço

 

Chegando de carro, estacionei na rua e paguei um guardador que na volta não estava lá. Carreguei a prancha entre as mesas dos bares na Praia de Trindade, tentando não esbarrar nas pessoas. Pulei na água e remei forte contra o vento que me puxava de volta à areia.
 
Quando estava quase virando a ponta, percebi que tinha esquecido a água no carro. Voltei para pegar e depois continuei a travessia. Para não dar uma volta maior, passei a ponta entre pedras com ondas grandes quebrando sobre elas. Um pouco instável, mas não foi um desafio tão complicado.
 

Com a Praia do Meio e a Praia do Cachadaço à minha direita e vendo a Pedra da Cabeça do Índio à esquerda, remei até a piscina natural conhecida como Cachadaço.

pscina-natural-trindade
Cachadaço, piscina natural em Trindade

 

Lá as pedras formam uma barreira contra as ondas, mesmo com o mar batendo forte, como no dia da minha visita. A água fica totalmente parada. Parece um lago supertransparente. É bonito demais. Cheio de peixes coloridos. Mas a muvuca também é grande (apesar de ser uma sexta-feira comum do mês de abril) e incomoda um pouco. Para fazer as fotos deste post, no entanto, busquei ângulos mais bonitos, que não mostrassem a confusão no local.
 
 
sup-trindade
Prancha de SUP em Trindade


Como o sol já estava atrás das montanhas, fiquei apenas alguns minutos nadando por lá. Voltei rapidinho, antes que escurecesse.
 
00-mapa-trindade-cachadac%cc%a7o
Mapa da travessia de Stand Up: Praia de Trindade ao Cachadaço

 

Distância = 6 km
Duração = 1 hora e 10 minutos
Vento = na ida forte, contra até a Ilha de Trindade e lateral até o Cachadaço – na volta médio, lateral no início e a favor no final
Ondas = grandes: na ida contra até a Ilha de Trindade e lateral até o Cachadaço – na volta, lateral no início e a favor no final
Cidade = Paraty, Rio de Janeiro
Texto e fotos: Daniel Pluk

 

 
 

 

2 Responses

  1. Oi Daniel, parabéns pelo blog. Tenho lido muito e já me imaginando fazendo essas travessias. Recentemente comprei uma prancha e estou indo para Paraty em Agosto. Sei que perto do centro histórico é bem tranquilo, já remei de caiaque por lá. Estou querendo ir pra Trindade também, você acha que dá pra remar lá sendo iniciante? Vi que tem umas ondas grandes lá… Obrigado

    1. Oi, Talles.
      Obrigado pela mensagem e desculpa a demora em responder.
      Realmente, pode ter ondas bem grandes lá em Trindade. Mas você pode sair da Praia do Meio, que costuma ser mais tranquila. Chegando lá, você avalia. Tem praias voltadas para direções opostas. Então, dependendo de como tiver o vento e as ondas, você pode escolher a praia que tá mais tranquila para sair remando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *