mar SP travessia ubatuba

Praia do Cedro

Travessia de SUP até essa praia deserta, no centro de Ubatuba
Passando por uma canoa havaiana, em Itaguá
Passando por uma canoa havaiana, em Itaguá

Acordei com o despertador e abri a janela. Caía uma daquelas chuvas que só existem em Ubatuba. Era muita água. Voltei pra cama e mandei uma mensagem pro Rafael (com quem tinha combinado de remar). Certeza que ele e os amigos tinham desistido do passeio, pensei. Mas fui pura ilusão: ele logo respondeu dizendo que não só iam comigo até o Cedro, como ainda fariam um treino, pra aquecer. Êta povo animado!

Grupo reunido antes da travessia para a Praia do Cedro
Grupo reunido antes da travessia para a Praia do Cedro

Cheguei em Itaguá, coloquei a prancha na água e fui na direção que o Rafa tinha me indicado. Menos de 1 km depois, ouvi ele me chamando. Estavam terminando as séries de sprints. Usavam as poitas dos barcos como bóias de competição.

No caminho para a Praia do Cedro, em Ubatuba
No caminho para a Praia do Cedro, em Ubatuba

Troquei de prancha com o Marcelo. Ele tava com uma mais estreita, que queria me vender. Tinha 12’6” por 25”. Bem rápida, mas instável. Sofri um pouco pra pegar o jeitão dela. Caí algumas vezes, mas deu pra seguir em frente, sem problemas. Só não acho que é a prancha pra mim. Às vezes pego mar muito mexido e levo bastante coisa também. Além disso, gosto do passeio, da remada confortável. Não quero chegar primeiro, nem rápido. Meu objetivo é curtir o caminho, sempre.

Chegando na Praia do Cedro com a prancha do Mar
Chegando na Praia do Cedro com a prancha do Mar

Enquanto remávamos o céu foi abrindo até que virou completamente. Quando chegamos no Cedro já tava um solzão de rachar. A praia é pequena e sem casas. Tem apenas um barzinho, que tava fechado em pleno sábado.

Praia do Cedro: no centro de Ubatuba, mas deserta e preservada
Praia do Cedro: no centro de Ubatuba, mas deserta e preservada

Uma curiosidade do Cedro é que Ubatuba tem duas praias com esse nome. A outra fica perto da Praia do Bonete, na baía da Praia da Lagoinha. Essa do centro eu ainda não conhecia, mas gostei bastante. Parece que no verão vive lotada, mesmo não sendo acessível de carro. Para chegar lá, só de barco, remando, ou por uma trilha curta, saindo da Vermelha do Centro.

Mapa da travessia de Stand Up Paddle em Ubatuba
Mapa da travessia de Stand Up Paddle em Ubatuba

 

DADOS DA TRAVESSIA DE SUP

Distância = 9 km

Duração = 1 hora e 45 minutos

Pranchas = Art in Surf 12’6”por 32” e Outra 12’6”por 25”

Condições = Sem vento e sem ondas

Cidade = Ubatuba – SP

 

Texto e fotos: Daniel Aratangy

4 Responses

  1. Prezado sou praticante de sup travessias e sigo vcs no Instagram como https://www.instagram.com/nigosan23/ e estou pretendendo fazer travessias em Ubatuba, quais vcs indicam e qual local devo me hospedar pois a variedade é grande em Ubatuba, disponho de aproximadamente 10 dias para escolher algumas travessias. De preferencia gostaria de ter uma praia como base para facilitar e treinar enquanto estiver a toa.

    Grande abra;o.

    1. Fala, Nivaldo! Tudo bom?
      Cara, desculpa a demora em responder. Ubatuba tem mesmo muita variedade de lugares para remar. São mais de 100 praias. Eu gosto mais das que ficam no norte do município. São mais vazias e selvagens. Uma boa opção seria ficar em Itamambuca e dali ir remar em Puruba, Ubatumirim, Prumirim, Picinguaba, Ilha das Couves, etc…
      Espero ter ajudado.

      Boas remadas!

      Abraço

  2. Parabéns pelo site. Comprei um caiaque a pouco tempo.
    Suas dicas vão ajudar bastante!
    Muito obrigado!

    1. Opa, muito obrigado pelo inventivo!
      Qualquer duvida, é só falar.
      Abraço e boas remadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *