mar SP ubatuba

Praias Perto do Centro de Ubatuba


Praia Grande, Tenório e Praia Vermelha do Centro, numa remada de Stand Up
Praia Grande vista do mirante da estrada Rio-Santos

O projeto de remar de SUP em TODAS as praias de Ubatuba está chegando mais perto do fim. Das 102 praias do município, agora só faltam 9. E as últimas que saíram da lista são justamente essas que narro aqui.

Antes de qualquer remada, faço um pesquisa para entender as condições do mar e do vento naquele local. Procuro o lugar com menos ondulações para ser o ponto de partida e de chegada da travessia. Nesse caso, tanto a Praia Grande quanto a Praia Vermelha do Centro são points de surfistas e são famosas por terem ondas grandes. Então sabia que a melhor opção seria sair remando da Praia do Tenório.

Ainda dei uma olhada nas imagens de satélite do Google Maps e vi que mesmo a Praia do Tenório tem suas ondulações. Mas o canto esquerdo é protegido pela pedras e ali as ondas pareciam ser bem menores.

Chegando para remar

No caminho de carro, parei no mirante que fica entre as praias da Toninhas e Grande. O mar quebrava forte e os surfistas faziam suas manobras subindo e descendo as ondas. Segui de carro com a Praia Grande na janela direita até entrar nas ruas do bairro. Passei por um condomínio grande e cercado. Quase no fim da Praia do Tenório vi uma entradinha que dava acesso à praia. Estacionei ali, ao lado de outros carros, paguei a taxa de estacionamento da prefeitura e tirei a prancha.

Preparando a saída da Praia do Tenório, em Ubatuba

Desci com a prancha Stand Up até a areia, passando ao lado de um quiosque. Era cedo ainda, num dia de inverno, mas a praia já estava cheia. Naquele canto o mar era bem mais tranquilo mesmo e passei a arrebentação sem dificuldades.

Parte abrigada da travessia

Vi a Praia Vermelha do Centro logo que passei as pedras do Tenório. Ela tava bem mais vazia. Um ou dois surfistas na água e poucas pessoas deitadas na areia. A Vermelinha (como também é conhecida) é uma das três praias vermelhas de Ubatuba. As outras são Praia Vermelha do Norte e Praia Vermelha do Sul.

Praia Vermelha do Centro, também conhecida como Vermelinha

Segui pela costa na direção da Ponta Grossa. O mar tava nervoso e as ondulações vinham forte, batiam nas pedras e voltavam no backwash. Mais ou menos na metade do caminho, encontrei uma pequena baía, que formava quase uma piscina natural. A água tava bem transparente, apesar do mar agitado. Tentei achar um lugar nas pedras pra deixar a prancha e dar uma nadada, mas não consegui. Com o balaço do mar, temi bater o SUP e deixei pra outro dia.

Piscina natural na Ponta Grossa

No caminho até o fim da Ponta Grossa ainda passei pela Gruta das Andorinhas, mas também não consegui me aproximar. Fiz a volta e segui até a Praia Grande. Fui até onde as ondas estavam quebrando e vi os surfistas agrupados, esperando a onda perfeita. Remei mais um pouco e logo estava de volta na Praia do Tenório.

Mapa da travessia de SUP em Ubatuba
DADOS DA TRAVESSIA DE SUP EM UBATUBA

Distância = 11 km

Tempo = 1 horas e 40 minutos

*esse é apenas o tempo de remada, sem incluir as paradas no caminho

Cidade = Ubatuba, SP

COMO CHEGAR NA PRAIA DO TENÓRIO

O acesso de carro é fácil pelas ruas entre a Praia Grande e o Bairro de Itaguá. Dá para estacionar o carro na rua, pagando a taxa da prefeitura.

Texto e fotos: Daniel Aratangy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *