Loading...
sup puruba ubatuba
água doce cultura mar rio SP travessia ubatuba

Puruba, Sua Linda!

Travessia de SUP na praia de Puruba
 
sup puruba ubatuba
Stand Up pronto para a travessia no rio Puruba, em Ubatuba

 

Quem acompanha o Caminhos do SUP já percebeu que sou apaixonado por Ubatuba. Sempre falo das praias desertas, da mata preservada e da cultura caiçara. Me encanto com cada pedra, tartaruga e barco de madeira que encontro. Realmente acredito que não há lugar no mundo com tantas praias bonitas assim. E de todas elas, Puruba é das mais especiais.

 
img_0394a
Morador de Puruba fazendo o stand up de canoa

 

A praia está localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. Portanto, a vila de moradores segue regras ambientas severas que ajudaram a frear a especulação imobiliária. Lá não há casas de veraneio e a única pousada é mantida por uma família de caiçaras. O restaurante local é muito simples e serve peixes pescados no dia pelo marido da cozinheira.

 
panorama_sem-titulo1a
Praia de Puruba, com rio de um lado e mar do outro

 

Apesar de conhecer Puruba há muitos anos, nunca tinha feito uma travessia ali. O mar costuma ter ondas fortes quebrando na areia, mas os dois rios que desaguam juntos na praia sempre me pareceram bem convidativos. Um deles, o Rio Puruba, corre paralelo ao mar, transformando a praia em uma ilha. E foi por isso que o escolhi para fazer essa travessia.

 
praia puruba ubatuba
Pescadores perto da foz dos rios Puruba e Quiririm, em Ubatuba

 

Infelizmente, logo ficou claro que não era o horário certo. A maré estava super baixa e o rio ficou raso demais. Ainda assim insisti por quase 2 km. Tive que usar todo o equilíbrio que tenho para remar com os dois pés na pontinha da frente da prancha, deixando a quilha levantada, sem arrastar.

 
puruba praia ubatuba
A deserta praia de Puruba, vista do Stand Up

 

Mais adiante resolvi atravessar a praia a pé, entrar no mar (num raro dia sem ondas) e voltar pela foz dos rios. Dessa vez, entrei no outro curso d’água, o Rio Quiririm, que se mostrou bem mais profundo. Consegui remar tranquilamente, curtindo o silêncio do mangue e a beleza dos pássaros. Só voltei porque estava ficando tarde. Mas fiquei com a sensação de que faltou explorar mais o Quiririm. Imagino que dê para chegar até a estrada Rio-Santos. Uma pena (risos), vou ter que voltar praquele paraíso.

 
rio puruba ubatuba sup
Remando de SUP nas águas calmas e profundas do rio Quiririm, em Puruba

 

Distância = 7,5 km
Duração = 1 hora e 30 minutos
Vento = sem vento
Ondas = sem ondas
Cidade = Ubatuba – SP

 
puruba-mapa-sup
Mapa da travessia de Stand Up na praia de Puruba, no litoral de Ubatuba

 

Texto e fotos: Daniel Pluk

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *