Loading...
08-stand-up-paddle-okinawa
água doce internacional mar rio sup urbano travessia

Remando no Japão

De viagem marcada com minha mulher para o Japão resolvi procurar lugares para a prática de SUP. Imaginava remar num lago rodeado por árvores silvestres e templos zen-budistas, mas foi muito difícil encontrar alguma coisa. Não queria levar minha prancha inflável e lá ainda são poucos os que conhecem e gostam do esporte. Além disso, quase não existem sites em inglês. É difícil conseguir qualquer informação.
Stand Up Paddle no Japão

 

Achei um americano em Okinawa que dá aulas de surf e stand up paddle. É o Danny, ex-surfista profissional que montou o www.happysurfingokinawa.com nessa ilha. Ele mantém um hostel em sua casa e sai praticamente todos os dias com turistas que procuram aventura.
Mangue do rio Mizugama

 

Okinawa fica no extremo sul do arquipélago japonês. É um lugar incrivelmente bonito, com praias de areia branca, coqueiros, água cristalina e muitos corais. Está localizada na mesma latitude das Bahamas (no Caribe) e recebe, portanto, sol quase o ano inteiro. Okinawa também é conhecida pelo karatê e por ser a residência do último artesão de espadas Samurai (as katanas). Mesmo assim são raros os turistas ocidentais que aparecem por ali. Quase todos são japoneses mesmo. Apenas coreanos visitam de vez em quando.
Na ilha principal há uma das mais importantes bases militares dos EUA, com cinquenta mil soldados vivendo permanentemente. De lá eles fazem pressão geopolítica sobre todos os países do leste asiático, como Coréia do Norte e China.
SUP no Japão

 

A ideia inicial era andar de Stand Up nas ilhas menores e menos povoadas, mas tivemos pouco tempo lá e ainda pegamos chuva nos primeiros dias. Então resolvemos com o Danny dar uma volta no rio Mizugama, passando pelo mangue e depois seguindo para o mar.
Corais secos em Okinawa

 

Apesar de ser uma área densamente povoada, o visual é deslumbrante.  Os corais secos têm formas incomuns e os submersos têm cores muito vibrantes. O mangue também é bonito, com sua vegetação característica. Alguns moradores locais aproveitam as águas calmas para pescar sobre caiaques.
Corais submersos em Okinawa
Corais vistos de cima da prancha

 

Uma canadense que nunca havia remado se juntou a nós. Incrivelmente ela não caiu nenhuma vez e conseguiu guiar a prancha sem dificuldades. Remamos até o final da tarde. Por fim, fomos assistir ao por do sol na praia em frente à casa de Danny. Arigato gozaimasu, Okinawa!
SUP em Okinawa

 

SUP em Okinawa

 

Distância = 7,6 km
Duração = 2 horas
Vento no rio = fraco, a favor na ida e contra na volta
Vento no mar = moderado, a favor na ida e contra na volta
Ondas no mar = sem ondas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *