Loading...
água doce represa SP travessia

Represa de Ibiúna

Remando de Stand Up na Represa de Itupararanga

Represa de Itupararanga, em Ibiúna, no interior do estado de São Paulo

Mais uma ótima opção pra quem quer remar perto de São Paulo. Ibiúna fica a 80 km da capital paulista e estranhamente é pouco utilizada por quem gosta de SUP. Fui para lá num feriado e não vi mais ninguém remando. Depois de postar no Instagram, alguns amigos comentaram que treinam lá. Ainda assim, parece ser um destino pouco conhecido.

Remando de Stand Up em Ibiúna – SP
Tamanho da Represa

A Represa de Itupararanga tem impressionantes 200 km de margens e passa por 5 cidades (Ibiúna, Piedade, Mairinque, Alumínio e Votorantim). É um espaço gigantesco, que conheci apenas uma pequeníssima parte.

Represa de Itupararanga, em Ibiúna
Como Cheguei Lá

Amigos tinham alugado uma casa num condomínio fechado, pra curtirem o feriado, e me chamaram para passar o dia com eles. Coloquei o endereço no Google Maps e vi que a casa era de frente pra represa. Então não pensei duas vezes: arrumei minhas coisas, amarrei a prancha em cima do carro e fui correndo pra lá.

A “cachoeira” num dos cantos da represa
Começo da Remada de SUP

Fiquei um tempo com a turma, mas tava me coçando pra botar a prancha na água. Não demorou muito até que estivesse dentro da represa. Chamei meu afilhado de 6 anos pra acompanhar, que foi curtindo o visual, sentado na frente, enquanto eu remava em pé.

O lugar é realmente ótimo pra remar. Tem aquela água calma de toda represa e a tranquilidade de estar longe da cidade. O sossego só é interrompido com a passada esporádica de alguma lancha e dos jet-skis.

Parada nas pedras, no meio da represa
O Percurso de Stand Up

Saímos na frente da casa, no Condomínio Mirim-Açu. Seguimos com a margem à nossa direita até um local que é conhecido como cachoeira. Na verdade é uma pequena corredeira, formada pela chegada do Rio Pirajibú-Mirim na represa. Ali tinham alguns grupos, principalmente famílias, curtindo o dia à beira da água.

A margem mais preservada da Represa de Itupararanga

Continuei remando até um pequeno aglomerado de pedras que emergiam longe das margens. Paramos pra tomar água e fazer algumas fotos. De lá, voltamos para a casa que os amigos tinham alugado. Deixei meu afilhado e fui remar mais um pouco. Dessa vez segui com a margem a minha esquerda.

Um Dia Eu Volto

Por onde passei o visual era sempre parecido: casas grandiosas com jardins que davam para a água. Na margem oposta dava pra ver um pouco de mata fechada, ainda preservada. Foi um percurso curto, mas deu vontade de voltar para conhecer outras partes dessa represa grandiosa.

Mapa da travessia de Stand Up Paddle, na Represa de Ibiúna
DADOS DA TRAVESSIA DE SUP EM IBIÚNA

Distância = 7,5 km

Duração = 1 hora e 30 minutos de remada

Condições = vento fraco vindo de leste

Cidade = Ibiúna, SP

 

Texto e fotos: Daniel Aratangy

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *