Loading...
água doce mar rio SP travessia ubatuba

SUP Travessia Praia Vermelha do Sul – Rio da Praia Dura :: Ubatuba

Distância = 5 km
Duração = 2 horas
Vento = fraco, a favor na ida
Ondas = fracas, a favor na ida
Cidade = Ubatuba
Trajeto no Google Maps

Saindo da Praia Vermelha do Sul fiz um caminho já conhecido e aqui relatado até a Prainha. De lá segui em direção ao Rio da Praia Dura. Mais perto da praia, as ondas estavam quebrando um pouco, mas deu para seguir em pé na prancha, numa boa.

 
Prancha de stand up paddle na Praia Vermelha do Sul

 

Já dentro do rio, passei debaixo da estrada Rio-Santos ouvindo o eco das minhas remadas. Logo em seguida há uma trifurcação. Dois braços do rio vêm pela esquerda e um pela direita. Peguei um dos caminhos da esquerda, o mais central.
SUP no rio da Praia Dura
Remando devagar, logo vi o Corcovado (pico mais alto da Serra do Mar paulista, com 1.168 metros) refletido nas águas paradas do rio, enquanto o stand up ia cortando a imagem com seu avanço. Quanto mais para dentro, mais silencioso ficava. De vez em quando um ou outro pássaro, assustado com minha presença, levantava voo. Vi alguns pica-paus e um tipo de ninho que nunca havia visto antes.
Pico do Corcovado sobre o rio da Praia Dura
Ninhos de pássaros

 

Aos poucos o rio foi ficando mais estreito e mais raso, até que não consegui mais avançar. A quilha do stand up já estava arrastando no fundo. Dei meia volta. Depois de passar sob a estrada um senhor me pediu ajuda. Ele estava ilhado sobre uma pedra. Disse que não sabia nadar muito bem, que a maré havia subido e que estava com medo de voltar à margem. Eu o ajudei e segui de volta à Praia Vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *