Loading...
presidi3-baixas
ilha mar SP travessia ubatuba

SUP Travessia Praias Toninhas, Presídio (Ilha Anchieta) e Leste :: Ubatuba

Distância = 13 km
Duração = 4 horas
Vento ida = Intenso, contra (direção 10 horas)
Vento volta = Moderado, a favor (direção 5 horas)
Ondas ida = Grandes, sem quebra, contra
Ondas volta = Grandes, sem quebra, a favor
Cidade = Ubatuba
Percurso no Google Maps: Praia das Toninhas – Ilha Anchieta – Praia das Toninhas
Fazia tempo que eu queria fazer a travessia de stand up até a Ilha Anchieta. Fui de carro até a Praia das Toninhas e estacionei numa rua de terra logo no começo, na extremidade sul. Caí na água sem dificuldades. Ali no canto as ondas são bem pequenas. Fui beirando o costão cheio de casas imensas e vazias.
Passar a ponta foi um pouco mais trabalhoso. As ondas vinham grandes da direção da Ilha das Cabras, batiam nas pedras e voltavam. A prancha balançou bastante, parecia que eu tava dentro de uma máquina de lavar roupas. Fui me distanciando da costa para minimizar esse efeito. Realmente ajudou, mas as ondas ainda vinham grandes no sentido contrário da minha remada. O vento forte também atrapalhava bastante. O percurso foi bem puxado e durou mais de duas horas e meia.
Praia do Presídio (antiga Praia dos Porcos) – Ilha Anchieta, Ubatuba

 

Cheguei na Praia do Presídio exausto e faminto e tinha esquecido de levar comida. Mas, por sorte, havia todo um regimento do corpo de bombeiros acampados lá. Eles estavam treinando recuperação de corpos em alto mar. Como haviam me visto aproximar (e estavam entediados), vieram me recepcionar. Ficaram impressionados com minha travesseia. Estavam loucos para dar uma volta de SUP. Emprestei a prancha e aproveitei para falar que estava com fome. Eles me ofereceram um prato enorme com arroz, feijão, carne, farofa e legumes. Uma delícia!
Ruínas do Presídio da Ilha Anchieta em Ubatuba
Depois de comer, dei uma volta pela praia e pelo presídio. Fiquei pensando como era a vida dos presos e carcereiros que moraram ali. O presídio foi inaugurado em 1902, mas ficou famoso na década de 1930 por abrigar presos políticos da ditadura de Getúlio Vargas. Em 1952 foi desativado depois do que foi considerada a maior rebelião de presídio do mundo até então, num plano fracassado preparado por 10 anos, que deixou muitas mortes, incêndios e destruição.
Presos recapturados no Presídio da Ilha Anchieta
Cartaz do filme produzido pela Vera Cruz e estrelado pela Tonia Carrero, contando a história da rebelião na Ilha Anchieta
Na volta dei uma passada na Praia do Leste e segui pela costa até enxergar a Ilha das Cabras. Um pouco a frente passei por três grupos de golfinhos. Eles subiam a superfície de 10 em 10, aproximadamente. Um dos cardumes chegou a passar embaixo da minha prancha. Foi incrível!

Golfinhos no meu caminho de Stand Up Paddle
De lá o vento e as ondas me ajudaram a voltar. Em menos de uma hora e meia cheguei na Toninhas novamente.
Da próxima vez quero sair da praia da Enseada. A distância é praticamente a mesma, mas estarei o tempo todo protegido do vento e das ondas. Vamos ver…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *