Loading...
alagoas mar rio travessia

SUP Travessia Rio Manguaba – Praia do Patacho :: Porto de Pedras, Al

Distância = 5,3 km
Duração = 1 hora e 30 minutos
Vento no rio = forte, lateral/contra
Vento no mar = forte, a favor
Ondas no mar = fracas, a favor
Cidade = Praia do Patacho, Porto de Pedras, Alagoas
Trajeto no Google Maps

 

Levei quase quatro horas para ir de carro de Recife à Praia do Patacho. Parte da extensa viagem se deve à travessia do Rio Manguaba em uma pequena balsa de madeira que comporta apenas quatro carros populares. Demora. Demora muito. Mas o visual é incrível. O rio largo, cercado por mangue, tem a cidade de Porto das Pedras e seu imponente farol na margem oposta.

Balsa no rio Manguaba
Banco de areia, na praia do Patacho

Depois de alguns passeios pelo litoral alagoano, resolvi fazer a travessia do rio Manguaba até a casa em que estava hospedado, na Praia do Patacho. Saindo do cais da balsa, enfrentei um vento forte que me jogava contra Porto das Pedras. Ia desviando de canoas e pequenos barcos pesqueiros. Alguns pescadores voltavam para casa com o isopor cheio de peixes. Outros se lançavam ao mar enquanto desemaranhavam suas redes.

Corais na Praia do Patacho, em Alagoas

Passando a barra do rio, parei para tomar água do cantil num imenso banco de areia que emergiu centenas de metros distante da costa. Dali em diante meu trajeto se alinhou com o vento e fiz um downwind delicioso.

 
Banco de areia distante da costa

 

Aproveitei a força do vento para seguir mais na direção domar aberto, até onde a barreira de corais termina. Como a maré estava acabando de subir, não dava muito para vê-la. Mas cheguei até as bandeiras pretas que sinalizavam o perigo das pedras aos barcos maiores.
Bandeira de sinalização de perigo
Depois praticamente não remei. O vento me levou direto à Praia do Patacho, bem onde eu queria chegar.
Observação: há mais um post de travessia no litoral alagoano, veja aqui.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *