Loading...
água doce bahia rio travessia

Trancoso de Stand Up Paddle

stand up trancoso bahia
SUP no Rio Trancoso, em frente ao Quadrado
Trancoso já foi um destino de aventureiros. Na década de 1970, moradores de fora da Bahia, principalmente hippies de São Paulo e Rio de Janeiro se mudaram pra lá. Agora com a estrada asfaltada, a vila virou destino de jet setters. Vive recebendo celebridades do mundo todo.
 
praias trancoso quadrado vista
Praias de Trancoso vistas a partir do Quadrado
Para quem gosta de Stand Up Paddle também é um paraíso. Dá pra fazer longas travessias até praias mais distantes (de preferência a favor do vento – que lá é bem forte), dar pequenos passeios até os recifes e bancos de areia que ficam na frente das praias, ou ainda explorar a água doce do rios.
 
img_4269a
Stand Up Paddle no Rio Trancoso, durante a maré alta
Como tive pouco tempo lá e estava sem carro, acabei fazendo o passeio no rio Trancoso que fica em frente ao Quadrado (centrinho da vila), entre as praias Dos Nativos e Dos Coqueiros. O visual é incrível, lindo demais. Só não dá pra ir muito longe, porque a margem estreita depois de uns 2 km. É perfeito para iniciantes. O que também foi ótimo, porque levei alguns amigos menos experientes.
 
img_4254a
SUP em Trancoso, na Bahia
img_8722a
Passando sob a estrada

 

Pegamos as pranchas numa barraquinha ao lado do rio com um rastafári gente boa, conhecido como Peixe. Negociando um pouco ele fechou quatro pranchas por 120 reias, para 45 minutos. No final ficamos 1 hora sem nenhum acréscimo.
 
SUP trancoso bahia
Stand Up Paddle no Rio Trancoso
As duas pranchas que o Peixe deixa na praia são grandes e pesadas, boas para quem está começando, pois são mais estáveis. Mas ele tem guardados outros modelos mais rápidos, que eu prefiro.
 
img_4249a
Remando no mangue de Trancoso
O passeio foi tranquilo. Remamos bem devagar, curtindo o visual do mangue. Na volta tentamos passar para o mar, direto do rio. Estava cheio de ondas, correnteza e vento contra. Não conseguimos, mas foi bem divertido!
 
img_4216a
Rio entre a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, em Trancoso – BA

 

Distância = 3 km
Duração = 1 hora
Vento = sem vento
Cidade = Trancoso, Porto Seguro – Bahia
 
00-sup-trancoso
Mapa da travessia de SUP em Trancoso, na Bahia

 

Texto: Daniel Pluk
Fotos: Daniel Pluk e Vivi Son
 
 
 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *