Loading...
água doce mar rio SP travessia ubatuba

Travessia de Stand Up em Grupo

Excursão em Ubatuba

esxcursao sup ubatuba
Chegada na Praia da Palmira, em Ubatuba

“Se dermos sorte, vamos encontrar golfinhos”, foi o que falei para o grupo que me seguia. Era a primeira vez que guiava uma turma de desconhecidos a convite da agência de turismo Ecovaletur. Fui chamado para desenvolver roteiros e guiar grupos de stand up paddle na região de Ubatuba. A travessia de estreia saiu da Praia Domingas Dias e terminou na Praia Dura, passando pela Praia da Palmira e pelo rio Folha Seca.

 
remada ubatuba
Travessia de Stand Up Paddle da Domingas Dias à Dura

 

O grupo era formado principalmente por pessoas sem experiência com prancha, mas entusiastas dos esportes de aventura e do ecoturismo. Mesmo naquele dia chuvoso, estavam superanimados, ansiosos pra começar
Antes de subir nos SUPs, expliquei um pouco sobre as técnicas de ramada, equilíbrio, etc. Eles aprenderam rápido e logo deixamos a Domingas Dias em direção à Praia da Palmira. Poucos minutos depois, a sorte. Encontramos golfinhos. Primeiro os vimos de longe, mas logo se aproximaram. Eles subiam e desciam, dando um show para o grupo.
 
excursao caiaque ubatuba
Travessia de SUP e caiaque no litoral de Ubatuba

 

Quando desembarcamos na pequena Praia da Palmira, estavam todos apaixonados pelo Stand Up. Aproveitei para declarar meu próprio amor, rs. Falei como é um esporte ideal para contemplar. O oposto de uma lancha ou jet-ski. Como visitar uma cidade a pé em vez de fazer o tour de ônibus. Todos concordaram. E ainda ficaram encantados com a Praia da Palmira, que quase ninguém conhece. Não tem acesso por trilha e é difícil de chegar de barco (mais detalhes na travessia narrada aqui).
 
pranchas de sup palmira
Praia da Palmira e as pranchas de Stand Up

 

De lá, seguimos lentamente para a Praia Dura. Até chegamos a parar e deitar nas pranchas pra curtir o balanço das ondas e o silêncio do mar. Ao chegar perto do rio umas ondinhas começaram a quebrar. Deu até pra dar uma surfada.
 
remando embaixo estrada
Remando sob a Rio-Santos
Continuamos rio acima, passando sob a estrada Rio-Santos, nos entranhando no mangue. À medida que o rio ficava mais estreito, apareceram mutucas (insetos grandes que picam) e resolvemos voltar. Mesmo com chuva e um pouco de frio, foram duas horas muito agradáveis e que com certeza iremos repetir.
 
stand up praia dura
SUP no rio Folha Seca, na Praia Dura

 

Distância = 5,5 km
Duração = 2 horas
Ondas = fracas, a favor
Vento = fraco, a favor
Cidade = Ubatuba
 
00-mapa-domingas-dura-palmira
Mapa da travessia de SUP da Domingas Dias ao rio Folha Seca (na Praia Dura), passando pela Palmira

 

Texto e fotos: Daniel Pluk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *