ilha mar RJ travessia

Ilha do Araújo e Arredores


SUP na Ilha Mais Famosa de Paraty
Canal entre a Praia Grande e a Ilha do Araújo, em Paraty – RJ

Esse foi o segundo dia de travessias na parte norte de Paraty (a primeira remada pode ser vista neste link). Saímos da Praia Grande, que apesar do nome, é uma praia pequena, em direção à Ilha do Araújo. A travessia do canal tem menos de um quilómetro e leva poucos minutos para ser feita.

Uma das praias da Ilha do Araújo
Ilha do Araújo

Chegamos numa prainha quase deserta, onde uma família aproveitava o mar calmo para remar de SUP também. Aproveitei pra subir o drone e fazer algumas imagens. De cima, tive a comprovação do que estava percebendo já da prancha. A água nessa parte de Paraty não é das mais claras. Ela até tem um tom azulado, mas não é muito transparente. Tinha reparado nisso também no dia anterior, quando remei na Praia de São Gonçalo.

Remando na Ilha do Araújo, em Paraty – RJ
Água Turva?

Mas ali, mais perto da cidade de Paraty, a água era ainda mais escura. E vendo as praias ao redor pude entender o porquê. A natureza em Paraty é muito bem preservada e a população é pequena. A água turva não é consequência do descarte irregular de lixo e esgoto, muito pelo contrário. Ali perto tem a foz de muitos rios, que terminam em mangues ricos em matéria orgânica. Esse material todo alimenta um ecossistema complexo, que abriga uma grande variedade de espécies. Ao mesmo tempo que é a fonte de energia de toda a vida ao redor, também é o que deixa a água turva e de cor pouco saturada. Então não dá pra reclamar. E o visual é lindo de qualquer maneira.

Praia da Graúna, fonte de energia do rico ecossistema de Paraty
Travessia de SUP

Depois de baixar o drone, voltamos para a costa. Encontramos uns amigos na Prainha e continuamos na direção norte. Passamos uma pequena península e entramos numa baía bem aberta, com cinco praias. A última delas é também a maior e se chama Praia do Graúna. Ela é difícil de acessar. Lá praticamente não tem areia. O terreno é um lodo que vem do mangue. Mesmo sem desembarcar, vimos muitos pássaros se alimentando ali. Ficamos com vontade de entrar pelo rio que desagua lá, mas não conseguimos passar as águas rasas da praia.

Ilha do Ventura, em Paraty – RJ
Ilha do Ventura

Continuamos mais um pouco até a Ilha do Ventura. Ela tem uma única praia, de areia clara, e uma casa no morro. De acordo com minha pesquisa, a casa está a venda por 12 milhões. Ficamos poucos minutos ali até resolvermos voltar. Passamos mais uma vez na Prainha e finalizamos a travessia na Praia Grande.

Mapa da travessia de SUP em Paraty
DADOS DA TRAVESSIA DE SUP EM PARATY

Distância = 10 km

Duração = 2 horas de remada

Cidade = Paraty, RJ

Texto e fotos: Daniel Aratangy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *