Loading...
ilha mar SP travessia ubatuba

Os Mistérios da Ilha das Couves

Picinguaba é uma praia pequena ao norte de Ubatuba, já quase no estado do Rio de Janeiro. Apesar do tamanho, a praia está sempre agitada. Todo dia de manhã os pescadores saem para esticar as redes no mar. Turistas com cadeiras de praia cruzam a vila em direção à Praia da Fazenda. Da cozinha dos três restaurantes sai o perfume do feijão caseiro e do peixe frito. Crianças correm de um lado para o outro, brincando com a areia e desviando das cordas que seguram os barcos. Eventualmente alguma gaivota despenca do céu, mergulha na água e sai dela com um peixe preso no bico. Tartarugas sobem à superfície para respirar. Não importa se é segunda, terça ou domingo. Todo dia é assim.
praia de picinguaba, em ubatuba brazil
Praia de Picinguaba, em Ubatuba


A poucos quilômetros de lá está o arquipélago que é conhecido como Ilha das Couves. Um conjunto de ilhas, com duas principais, sendo que apenas uma tem praias. O cenário é típico da região: mata atlântica exuberante, muitos animais marinhos e pássaros, areia vermelha e água do mar bem clara, esverdeada. Mas as histórias que contam deste lugar não têm nada de comuns.

 
03-ilha-das-couves-ubatuba
Ilha das Couves

 

Uma das mais controversas é que, no auge da guerra fria, na iminência de uma batalha nuclear, um membro da família Rockefeller (uma das mais ricas dos EUA) resolveu construir uma casa no arquipélago. Dizem que ele havia pedido um estudo e aquela região seria a menos afetada pela radiação das bombas nucleares. Realmente há vestígios de uma grande construção na Ilha das Couves, mas nada foi confirmado.
sup-ilha-das-couves
SUP na praia da Ilha das Couves

 

Outra coisa intrigante é o muro de pedra (construído pelo homem) no fundo do mar em frente a uma das praias. Hoje virou um dos melhores destinos para a prática de mergulho, mas ninguém sabe dizer como foi parar lá.
04-ilha-das-couves
Ilha das couves, em Ubatuba

 

Em 1987, quando um navio indonésio carregado de latas de maconha teve que se livrar rapidamente de sua carga, milhares de latas foram encontradas no litoral brasileiro, do Espírito Santo à Santa Catarina, mas estranhamente, uma quantidade enorme foi parar na Ilha das Couves. Esotéricos afirmam que o arquipélago tem uma energia diferente, uma força magnética, algo místico. Por isso, no final dos anos 1990, muitas festas raves foram feitas lá. Buscando uma conexão holística, pessoas de todo o Brasil acampavam e dançavam ao lado de caixas de som que não paravam de tocar música eletrônica por até sete dias na sequência.
06-ilha-das-couves
Praia na Ilha das Couves

 

Essas histórias me motivaram a fazer o passeio de Stand Up de Picinguaba à Ilha das Couves. Saí cedo abrigado pela costa. Assim que fui para o mar aberto senti a força do vento e das ondas. Até chegar na ilha praticamente só remei do lado direito. Resolvi fazer um 8 no arquipélago, como mostra o mapa abaixo.
00-trajeto-de-sup
Trajeto de SUP: Picinguaba – Ilha das Couves

 

Peguei o mar bem mexido, mas valeu a pena. Parei na praia mais ao leste que é linda demais. Vi uma tartaruga preta que nunca tinha visto antes, algumas águas vivas, peixes voadores, gaivotas e mergulhões.
02-mergulhao-ubatuba
Mergulhões descansando em rede de pesca

 

Na volta, lembrei do cheiro delicioso de comida em Picinguabae remei mais forte. Cheguei rapidinho, rs!
08-picinguaba
Praia de Picinguaba, em Ubatuba

 

Distância = 15,1 km
Duração = 2 horas
Vento = forte, na ida lateral/contra, na volta lateral/a favor
Ondas = grandes, na ida lateral/contra, na volta lateral/a favor
Cidade = Ubatuba
Texto e fotos: Daniel Pluk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *