Loading...
trindade-cachadaco-piscina
mar RJ travessia

Piscina Natural de Trindade

cachadaco-trindade
Piscina natural do Cachadaço, em Trindade, na cidade de Paraty – RJ

 

A vila de Trindade pertence ao município de Paraty e fica relativamente isolada, bem na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no pedaço do litoral brasileiro que mais preservou a Mata Atlântica original.
 
O cenário é impressionante mas, infelizmente, a vila não conseguiu manter o clima tranquilo de sintonia com a natureza que a fez famosa. Na rua principal, entre pousadas, restaurantes, lojas de biquínis e grandes painéis de propaganda, o trânsito de carros está sempre parado. Às vezes com motoristas apressados, buzinando sem parar. 
 
sup-trip
Chegando em Trindade com a prancha de stand up sobre o carro

 

Para completar, na Praia de Trindade os bares ocupam toda a faixa de areia com cadeiras, mesas e guarda-sóis. E competem para ver quem coloca a música mais alta.
 
A cultura caiçara da pesca e construção de barcos também está se perdendo. Ao contrário de outras praias da região já visitadas pelo Caminhos do SUP, como a Ilha Vitória, o Bonete de Ubatuba, Picinguaba, Parati-Mirim, etc.
 
img_3834aPedra da Cabeça do Índio, no caminho para o Cachadaço

 

Chegando de carro, estacionei na rua e paguei um guardador que na volta não estava lá. Carreguei a prancha entre as mesas dos bares na Praia de Trindade, tentando não esbarrar nas pessoas. Pulei na água e remei forte contra o vento que me puxava de volta à areia.
 
Quando estava quase virando a ponta, percebi que tinha esquecido a água no carro. Voltei para pegar e depois continuei a travessia. Para não dar uma volta maior, passei a ponta entre pedras com ondas grandes quebrando sobre elas. Um pouco instável, mas não foi um desafio tão complicado.
 

Com a Praia do Meio e a Praia do Cachadaço à minha direita e vendo a Pedra da Cabeça do Índio à esquerda, remei até a piscina natural conhecida como Cachadaço.

pscina-natural-trindade
Cachadaço, piscina natural em Trindade

 

Lá as pedras formam uma barreira contra as ondas, mesmo com o mar batendo forte, como no dia da minha visita. A água fica totalmente parada. Parece um lago supertransparente. É bonito demais. Cheio de peixes coloridos. Mas a muvuca também é grande (apesar de ser uma sexta-feira comum do mês de abril) e incomoda um pouco. Para fazer as fotos deste post, no entanto, busquei ângulos mais bonitos, que não mostrassem a confusão no local.
 
 
sup-trindade
Prancha de SUP em Trindade


Como o sol já estava atrás das montanhas, fiquei apenas alguns minutos nadando por lá. Voltei rapidinho, antes que escurecesse.
 
00-mapa-trindade-cachadac%cc%a7o
Mapa da travessia de Stand Up: Praia de Trindade ao Cachadaço

 

Distância = 6 km
Duração = 1 hora e 10 minutos
Vento = na ida forte, contra até a Ilha de Trindade e lateral até o Cachadaço – na volta médio, lateral no início e a favor no final
Ondas = grandes: na ida contra até a Ilha de Trindade e lateral até o Cachadaço – na volta, lateral no início e a favor no final
Cidade = Paraty, Rio de Janeiro
Texto e fotos: Daniel Pluk

 

 
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *