Loading...
praia-patacho-milagres
alagoas mar travessia

Praia do Patacho a São Miguel dos Milagres

Já falei sobre SUP na Praia do Patacho aqui e aqui. É realmente um lugar especial: praia linda, cheia de coqueiros e recifes, ainda desconhecido dos viajantes em geral.
praia-patacho-milagres
Praia do Patacho, em Alagoas

 

Saí de lá com mais dois amigos seguindo a direção do vento (sul). A maré estava alta. Com a água clara típica da região, víamos os recifes lá no fundo, embaixo de nós. Logo paramos numas estacas de madeira que estavam no meio do caminho. Tomamos água e seguimos. Cada um foi no seu próprio ritmo e acabamos nos separando.
Estacas de madeira no meio do mar

 

Descansando nas estacas de madeira

 

Eu vi umas pedras pra fora da água, bem onde a barreira de corais acaba e o oceano se abre. Elas pareciam perto e decidi ir até lá, dar a volta. Sem a força do vento que vinha me empurrando até então, foi um pouco mais puxado. No final percebi que as pedras não estavam tão perto assim. E ainda havia ondas altas que empurravam a prancha contra as pedras. Foi uma aventura dentro da aventura.
Praia entre o Patacho e São Miguel dos Milagres

 

Depois nos reagrupamos e paramos na próxima praia para perguntar onde estávamos. Era Porto da Rua. Decidimos seguir até a Praia do Toque em São Miguel dos Milagres.
São Miguel também é super preservado, pequeno e sem turismo de massa. Mas a região já é um destino conhecido dos turistas que gostam de exclusividade e conforto. Alguns “hotéis-boutique” e “pousadas de charme” se destacam entre os coqueiros. Em frente à praia tem muitos currais, construções de madeira que lembram o formato do espadas do baralho. Os peixes entram ali e não conseguem sair. Na maré baixa vão todos para uma cesta de palha que os pescadores enchem com as mãos.
Curral e as pranchas de Stand Up Paddle em São Miguel dos Milagres

 

Vista de dentro do Curral
Entramos em um dos currais para nadar e fazer fotos. Foi muito legal ver essa tradição local, perpetuada por várias gerações, ainda viva, mesmo com todos os turistas que o estado de Alagoas recebe. É uma prova de que dá para fazer um turismo sustentável, com a natureza e a cultura local preservadas. Parabéns, São Miguel dos Milagres!
Trajeto de SUP da Praia do Patacho à São Miguel dos Milagres, em Alagoas

 

Distância = 11,6 km
Duração = 2 horas e 30 minutos
Vento = forte, a favor
Ondas = fracas, a favor
Cidade = Porto das Pedras, Alagoas
Texto e fotos: Daniel Pluk

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *