Loading...
42-sup-praia-de-sao-pedro
mar SP travessia

Serra do Guararu – Oásis na Baixada Santista

Travessia no Guarujá, SP
Praia do Camburi, no Guarujá (SP)

 

O Guarujá foi urbanizado há muito tempo. Seu crescimento se deu de forma desordenada, então é bem comum ver praias lotadas, cheias de prédios, quiosques, vendedores ambulantes e lixo espalhado. Muito da Mata Atlântica original foi desmatada, dando lugar a casas de veraneio, restaurantes, hotéis, baladas… Mas, surpreendentemente, uma grande área está preservada até hoje.
Na Serra do Guararu a mata continua densa e original. Tanto é que abriga tucanos, pica-paus, pacas, preás, bichos-preguiça e tatus. A população local fala até de jaguatiricas, onças-pardas, veados e tamanduás-mirim. Tudo isso por causa de uma lei municipal de 1983 que decretou a preservação das praias da Serra do Guararu. Só recentemente, em 2012, que toda a área de montanhas também foi incluída numa APA (Área de Proteção Ambiental) de iniciativa municipal.
SUP na Praia das Conchas com Praia de São Pedro ao fundo
As praias de mais fácil acesso são Iporanga e São Pedro. As duas formam um condomínio de casas de luxo que ocupam totalmente a orla, mas no morro são esparsas. A associação do condomínio é responsável pela preservação, com manejo sustentável. Para isso, fizeram um esquema de coleta seletiva do lixo, uma estação de tratamento de esgoto, uma estação de tratamento de água potável e constante reflorestamento de espécies nativas.
Além disso a visita ao codomínio é limitada. Por dia, apenas 70 carros podem entrar na Praia de São Pedro e 38 na Praia de Iporanga. E nenhum estabelecimento comercial é permitido, nem mesmo ambulante.
Fim da linha no rio da Praia das Conchas

 

Pedras com vista pro mar na Praia das Conchas

 

Na outra extremidade da APA está a Praia Branca, onde uma comunidade caiçara vive praticamente isolada, pois o acesso só é possível por trilha ou barco. Infelizmente não cheguei até lá na minha travessia, mas conheci uma praia no caminho, muito mais preservada e isolada. A Praia do Camburi.
Praia do Camburi no Guarujá (SP)

 

Saindo de São Pedro, remei até a Praia das Conchas. Subi pelo riozinho até uma vastidão de pedras com vista pro mar, onde um casal de cotias se alimentava. Voltei pra água salgada e segui sobre a prancha até a Praia de Camburi. No caminho vi algumas águas-viva, peixes voadores e muitas tartarugas.
SUP – Stand Up Paddle em praia deserta do Guarujá (SP)
Camburi tem apenas uma pequena construção no canto direito. É uma praia de areia branca dividida ao meio por pedras. Do lado esquerdo há uma lagoa de água salobra.
Depois de curtir cada canto da praia voltei direto pra São Pedro. Saí do condomínio e fui comer na Praia do Perequê.
Praia de São Pedro no Guarujá (SP)

Distância = 12 km

Duração = 2 horas e 50 minutos
Vento ida = fraco, lateral/a favor
Vento volta = fraco, lateral/contra
Ondas ida = médias, laterais/a favor
Ondas volta = médias, laterais/contra
Cidade = Guarujá – SP
Travessia Praia de São Pedro até Praia de Camburi, no Guarujá (SP)

 

Texto e fotos: Daniel Pluk

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *