Loading...
14-praia-da-sununga
cultura mar SP travessia ubatuba

Sonrisal e Golfinhos

Prancha de Stand Up na Praia Vermelha do Sul
Saindo mais uma vez da Praia Vermelha do Sul, atravessei a baía da Fortaleza até a Praia da Sununga.  O mar estava tranquilo, com vento fraco e ondas calmas.  No caminho pude ver quase todas as praias daquela enseada, principalmente a Praia do Costa (completamente deserta e selvagem – a maior sem casas na região).
Praia do Costa – deserta e selvagem

 

Chegando perto da Sununga o mar se agitou bastante. Afinal, as pedras laterais são viradas para o mar aberto. As ondas batem com força e voltam na diagonal. O fenômeno é tão intenso que a praia se tornou conhecida por isso. Quando há uma grande ressaca no mar, é sempre para lá que as pessoas vão assistir ao espetáculo.
Surfista na Praia da Sununga

 

Além disso, formam-se ondas altas e com tubo, que correm paralelas à praia. É uma loucura. Surfistas se divertem percorrendo ondas inteiras, mantendo sempre a mesma distância da areia.
Ondas na Sununga correm paralelas à praia

 

Esse fenômeno também é muito valorizado pelos praticantes de sonrisal (ou skimboard). A Sununga é conhecida como um dos melhores points para esse esporte no mundo! E realmente pude observar que o mar vai lambendo a praia de oeste a leste, deixando uma fina camada de água. O pessoal sai correndo em disparada, joga a prancha sem quilha no chão, pula sobre ela e desliza por dezenas de metros.
Sonrisal (ou skimboard) na Praia da Sununga, em Ubatuba
Muitas pranchas na Praia da Sununga

 

Enquanto eu percorria a praia de SUP quase caí algumas vezes. Tive que me afastar para manter a posição vertical. Nas pedras opostas vi um casal de tartarugas marinhas em baixo da prancha. Pela primeira vez elas não se assustaram com minha presença. Ficaram lá, nadando tranquilamente.
Praticante de sonrisal tenta manobra na Praia da Sununga

 

Segui de volta para a Praia Vermelha até que achei ter visto uma barbatana. Parei de remar, olhei mais um pouco e não vi mais. Achei que tinha imaginado, que era apenas a ponta de uma pequena onda. Mas logo uma gaivota mergulhou e saiu com um peixão na boca. Esperei mais um pouco e ouvi a respiração dos golfinhos, virei e vi três subindo. Remei para me aproximar. Até que eles começaram a aparecer de todos os lados do SUP. Tentei fotografar, mas é muito difícil. Não dá para saber onde eles vão subir e, quando ouvia a respiração, eu conseguia vê-los, mas não tinha tempo de apontar a máquina e disparar.
Golfinho perto da Praia Vermelha do Sul

 

Fiquei um pouco curtindo a presença deles até que saí da rota que estavam fazendo. Remei mais um pouco até chegar de volta ao ponto de partida.
Trajeto da Praia Vermelha do Sul à Sununga, ida e volta

 

Distância = 10 km
Duração = 1 hora e 50 minutos
Vento = fraco, contra na ida e a favor na volta
Ondas = fracas, contra na ida e a favor na volta
Cidade = Ubatuba
Texto e fotos: Daniel Pluk

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *