Loading...
07-sup-em-caraiva
água doce bahia mar rio travessia

Stand Up Paddle em Caraíva – rio e mar

Trajeto de SUP em volta de Caraíva

 

Essa é a terceira e última travessia de Stand Up em Caraíva. As outras duas podem ser vistas aqui: rio de Caraíva e Corumbau.

Caraíva é tão isolada que até parece uma ilha. De fato, a cidade em formato triangular, é limitada pelo rio, pelo mar e pela reserva indígena Pataxó. As ruas são todas de areia e não há carros lá. Barcos levam os suprimentos pelo rio. Tudo segue a pé ou de charrete.

Rio de Caraíva, próximo à praia

 

Eu estava hospedado em um dos vértices da “ilha”: entre o mar e a reserva. Atravessei a cidade carregando minha prancha de stand up paddle, parando para descansar nas poucas sombras do caminho. Com os pés ardendo, por causa da areia escaldante, cheguei ao rio na altura do Porto das Canoas (onde todos chegam em Caraíva, vindos de Porto Seguro). Só faltou sair fumaça, mas foi um grande alívio me refrescar na água doce do rio!
Igreja de Caraíva com a prancha de SUP

 

Subi no SUP e fui deixando a correnteza me levar. De vez em quando só corrigia minha trajetória. Vi as canoas trazendo turistas, barcos descarregando água potável e verduras, crianças lavando cavalos, pessoas pulando, dando saltos acrobáticos.
Desviando de barcos e cavalos na prancha de stand up paddle

 

Pescador no rio de Caraíva

 

Na barra do rio a correnteza ficou mais forte. O mar estava quebrando em ondas grandes também. Alguns surfistas tentavam a sorte. Logo a primeira onda que atingiu a prancha me derrubou. Tive que seguir uma parte ajoelhado para não perder o equilíbrio. Passei a rebentação, com vento bem forte no sentido contrário até uma barreira de corais. Vi algumas tartarugas se alimentando lá.
Saltos ornamentais no rio Caraíva
Depois o vento me ajudou bastante. Fui muito rápido até a outra barreira de corais e de lá até a entrada da minha pousada. Difícil falar, mas acho que esse foi o melhor passeio de Caraíva.
Praticante de stand up paddle em Caraíva, na Bahia

 

Distância = 3 km
Duração = 1 hora
Vento no rio = fraco, contra
Vento no mar = forte, inicialmente contra, depois a favor
Ondas = forte na rebentação e fracas depois
Cidade = Caraíva, Bahia
Escrito e fotografado por Daniel Pluk

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *