Loading...
sup no rio caraiva
água doce bahia rio travessia

SUP Travessia – Descida do Rio Caraíva

Distância = 3 km
Duração = 30 minutos
Vento = sem vento
Ondas = sem ondas, correnteza a favor
Cidade = Caraíva – Porto Seguro, Bahia
Trajeto do Rio Caraíva no Google Maps

 

A primeira vez que desci o rio de Caraíva foi em 1996. Um amigo tinha conseguido umas câmaras de pneu de caminhão em Porto Seguro e trouxe para a gente experimentar. Esperamos o horário da maré vazante para sair. O passeio foi uma delícia, sem esforço. Na verdade foi só ficarmos parados, boiando, que a correnteza nos levou.
Hoje em dia o passeio de boias virou um negócio. Muitos barqueiros fazem o serviço de levar turistas rio acima. Alguns até acompanham o percurso de volta.
Mangue no Rio Caraíva

 

Da última vez que estive lá, levei minha prancha inflável de Stand Up Paddle. Um barqueiro carregou o SUP, mas preferi subir a pé pela trilha com uns amigos, saindo do campo de futebol e passando por dentro da reserva indígena Pataxó. Tava um sol forte que refletia na areia branca e a vegetação rasteira não fazia sombra, só anulava o vento.
Trilha para a praia de água doce
No final da trilha há uma praia de água doce, onde o barqueiro nos encontrou. Dei um pulo na água gelada para refrescar e subi na prancha. Praticamente não precisei remar. A correnteza fazia o esforço por mim. Só nas curvas que a força carregava o SUP para a margem oposta e eu precisava remar um pouco mais. Foi bom para observar o mangue com as raízes altas para fora da água, os caranguejos, passarinhos e pica-paus.
Praia no Rio Caraíva
Stand Up Paddle no Rio Caraíva
SUP no Rio Caraíva
Passeio de boia em Caraíva

 

Chegando na vila o rio dá uma bela alargada, fica mais raso, com correnteza um pouco mais fraca. A vista da cidade com suas casinhas e barcos coloridos e coqueiros muito altos é a mesma de quem chega de Porto Seguro, mas sempre vale a pena ver de novo!
Vista da vila de Caraíva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *