Loading...
bahia mar travessia

Vento Amigo

Travessia de SUP de Trancoso à Praia do Espelho
 
 
espelho trancoso bahia
Praia do Espelho na maré alta

 

Quem gosta de stand up tem que se dar bem com o vento. No dia que ele tá forte, remar contra é difícil demais, mas quando tava chegando em Curuípe, onde fica a Praia do Espelho, senti que o vento era meu melhor amigo. Remei só por diversão, porque não precisava mesmo, ele me empurrava rápido exatamente para onde queria ir. Foi uma remada épica que começou cedinho em Trancoso.
 
trancoso stand up paddle
Começo da travessia de stand up, saindo da Praia dos Coqueiro, em Trancoso

 

Junto com um camarada, saímos da Praia dos Coqueiros. O mar tava agitado e caí algumas vezes até passar a rebentação. Tinham uns barquinhos de pesca ali na frente e depois a imensidão das praias nordestinas. De longe, avistamos uma lagoa. Paramos para conhecer. Mais à frente, passamos por corais. Estava muito raso e algumas vezes batemos a quilha no fundo.
 
SUP trancoso travessia
Lagoa de água doce no caminho para a Praia do Espelho

 

Em todo o percurso cruzamos com tartarugas. O mar tava bem turvo e, por isso, só as víamos quando levantavam para respirar. Uma hora, vi uma tartaruga de lado, com a nadadeira pra fora da água. Achei o comportamento dela estranho e resolvi me aproximar. De perto, percebi que aquilo era uma barbatana. Ela era cinza com listra preta na frente e se movimentava sinuosamente, como uma cobra. Era um pequeno tubarão, que logo sumiu, provavelmente assustado com a prancha.

 
 
SUP sul da bahia
Entrada tumultuada no Rio dos Frades

 

Rio dos Frades Trancoso SUP
Rio dos Frades, entre Trancoso e Curuípe

 

Passamos por mais corais. Dessa vez por fora, para evitar as batidas. Mas ali as ondas vinham com força e quebrando. Remávamos paralelamente à praia quando uma das ondas girou a prancha e me mandou numa surfada forçada em direção aos corais. Consegui recuperar o rumo pouco antes de bater. Ufa!

 
sup falesisas espelho
Remando de stand up no litoral sul da Bahia

 

Em seguida entramos no Rio dos Frades pra descansar e comer alguma coisa. Alguns minutos na sombra e seguimos viagem. Acabamos nos afastando um pouco da costa e ali pegamos o vento e as ondas mais fortes. Eles vinham juntos bem na direção que queríamos. Foi incrível! Surfamos uma infinidade de ondas grandes com o vento ajudando. Chegamos rapidinho na Praia do Espelho.

 
sup downwind espelho
Downwind épico no final da travessia

 

Esse foi o primeiro dia de uma série de travessias que planejei com meses de antecedência. A ideia inicial era sair de Trancoso, remar até Curuípe e dormir uma noite lá. No dia seguinte sairíamos para Caraíva. De lá, já tinha um carro agendado para nos levar até Caravelas, onde pegamos um veleiro para remar no arquipélago de Abrolhos.

 
espelho curuipe bahia
Praia do Espelho no por do sol

 

Tudo milimétricamente acertado. Só não contava com a traição do meu amigo vento que, na manhã do segundo dia, mudou de direção.
 
Em breve essas histórias estarão aqui no site. Acompanhe!
 
trancoso-espelho-mapa-sup
Mapa da travessia de stand up de Trancoso à Praia do Espelho, no sul da Bahia

 

Distância = 18 km
Duração = 3 horas e 30 minutos
Vento = a favor, forte (no final, muito forte)
Ondas = predominantemente a favor, médias e grandes
Cidade = Porto Seguro/BA – Trancoso e Curuípe
Travessias Relacionadas = Trancoso / Caraíva 
Texto: Daniel Pluk
Fotos: Daniel Pluk e Deco Adjiman

 

 

 
 
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *