SUP em Copenhague
A cidade é diferente de tudo que já tinha visto. Apesar de ser a maior do país, tem apenas 580 mil habitantes. É quase totalmente plana e é cortada por um grande canal. No inverno 60% da população vai trabalhar de bicicleta e, no verão, esse número impressionante sobe pra 80%. Os habitantes são muito engajados na luta pela preservação ambiental. Tanto é que os políticos locais pretendem tornar a cidade totalmente livre de carbono até 2025.
Outra coisa que chama a atenção é que não há muita desigualdade social. Quem ganha mais, paga mais imposto e quem ganha menos, paga menos. Em geral todos pagam muito, mas recebem em contrapartida o que há de melhor em educação, saúde e lazer.
Aproveitando a Vida
Em Copenhague ninguém trabalha mais do que 8 horas por dia. Pega mal fazer hora extra. Então às 16:30 os escritórios estão todos vazios. Como no verão o sol se põe só às 22h, os moradores têm mais de cinco horas para aproveitar a cidade. E como eles aproveitam! Há muitos festivais e atividades ao ar livre. Muita gente praticando esporte também.
A cidade é repleta de canais, com água super limpa. As margens ficam apinhadas de banhistas tomando sol e se refrescando. Vi muita gente passeando de barco e algumas pessoas praticando canoagem. Também tinha um ou outro remando de SUP. Antes da viagem, tentei encontrar algum lugar que alugasse prancha de SUP mas não achei. Acabei levando a minha inflável do Brasil.
A única coisa que encontrei na pesquisa foi o Kayak Bar, um bar de frente para um dos canais, onde o pessoal vai tomar umas enquanto o sol não se põe e, os mais animados, podem alugar caiaques por hora.
Remando em Copenhague
Juntei um pessoal e fomos para esse bar. Levei a prancha em cima da bicicleta que tinha alugado pra me locomover pela cidade (ainda bem que é tudo plano!!!). Bebemos alguma coisa e fomos pra água. Eu era o único na prancha. Os outros foram de caiaque mesmo.
Passamos por vários pontos turísticos. Encontramos um garoto remando sozinho de Stand Up, que acabou se juntando ao grupo. O percurso todo deu uns 8 km, que fizemos em mais de duas horas. Fomos devagar, curtindo o visual e a experiência de remar dentro de uma cidade grande num país bem diferente. Na semana seguinte fui para Holanda e remei nos canais de Amsterdã. Outra experiência incrível, mas deixo pra contar em outro post.
DADOS DA TRAVESSIA DE SUP NA ILHABELA
Distância = 8 km
Duração = 2 horas
Condições = vento e ondas fracas vindos de sudoeste
Cidade = Copenhague, Dinamarca
ALUGUEL DE CAIAQUE EM COMPENHAGUE
Kayak Bar – www.kayakbar.dk
ALUGUEL DE SUP E CAIAQUE EM COPENHAGUE
Kajahotellet – www.kajakhotellet.dk
Texto e fotos: Daniel Aratangy